• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGD0016
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Dissertação

Código: MGD0016    Sigla: Dis
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 3 Despacho n.º 2372/2024 0 30 1350

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,50
Seminários: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,50
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   0,50
Seminários Totais 1 0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar um problema de pesquisa associado à gestão do desporto;
2. Propor a realização de investigação, selecionando fundamentadamente os objetivos e as metodologias adequadas ao problema identificado;
3. Analisar e discutir criticamente a investigação colocada à sua disposição sobre a área técnico-científica do problema identificado;
4. Redigir a dissertação no âmbito do problema identificado;
5. Realizar investigação aplicada ao problema identificado;
6. Elaborar relatório, apresentar, disseminar os resultados com implicações práticas para a resolução do problema identificado

Conteúdos programáticos

1. Conteúdos programáticos das unidades curriculares do 1.º e 2.º semestres;
2. Perguntas de partida, questões de investigação e o problema de investigação associado à gestão do desporto;
4. Principais fontes de investigação e publicações científicas na área da gestão do desporto relacionadas com os problemas de pesquisa;
5. Metodologia e métodos de investigação em gestão do desporto;
6. Elementos e conteúdo de uma dissertação;
7. Elementos de redação e disseminação dos resultados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos 1 e 2 apresentam coerência com objetivo 1.
Conteúdos programáticos 3 e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada, coerência com objetivo 2.
Conteúdos programáticos 4, e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada, apresentam coerência com objetivo 3.
Conteúdos programáticos 5, 6 e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada, apresentam coerência com os objetivos 4 e 5.
Conteúdos programáticos 7 apresentam coerência com objetivo 6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O docente apoia o desenvolvimento do projeto e a dissertação em regime de acompanhamento pedagógico, técnico e científico, realiza orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis. Em situação individualizada, mas em sala, os estudantes realizam atividades de análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, apresentações fundamentadas e grupos de discussão aplicados a problemas de pesquisa na área da gestão do desporto. A supervisão da dissertação implica: a) Supervisionar a elaboração do plano de atividades do trabalho final; b) Apoiar a execução das atividades a desenvolver, de acordo com o plano proposto; c) Supervisionar a elaboração do trabalho final; d) Zelar pela não ocorrência de plágio e cópia fraudulenta; e) Elaborar um parecer final, que deve acompanhar o requerimento de realização de provas; f) Supervisionar a preparação do estudante para o ato público de apresentação e discussão da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório.


Avaliação

Ao realizar a dissertação os alunos respeitam os regulamentos institucionais para o efeito que consignam a forma de realização da UC, nomeadamente o Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém que estabelece o processo para apresentação do trabalho final, para o ato público de defesa e para atribuição da classificação final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de supervisão e de ensino, como a análise e discussão de suportes textuais, artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, apresentações fundamentadas, grupos de discussão e orientação tutorial são adequadas para realizar a elaboração da dissertação e apresentar os resultados da pesquisa, permitindo avaliar os objetivos de aprendizagem 1 a 5.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrew, D. P., Pedersen, P. M., & McEvoy, C. D. (2019). Research methods and design in sport management. Human Kinetics.
Bastos, L. R., Paixão, L., Fernandes, L. M. & Deluiz, N. (2003). Manual para a Elaboração de Projectos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações e Monografias. Ed. LTC.
Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos. Sete Caminhos.
Gratton, C., & Ian, J. (2010). Research Methods for Sports Studies. Routledge.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva Pub.
Skinner, E., & Corbett. (2015). Research Methods for Sport Management. Routledge.
Sussams, J. E. (1996). Como Fazer um Relatório Textos de Apoio. Editorial Presença.