• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGD0017
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: MGD0017    Sigla: Est
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 4 Despacho n.º 2372/2024 0 390 1350

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,50
Seminários: 0,50
Estágio: 12,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,50
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   0,50
Seminários Totais 1 0,50
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   0,50
Estágio Totais 1 12,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   12,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade de curricular de estágio tem como objetivo geral, a aquisição de conhecimento através da observação e da interação com situações e experiências, tendo o estagiário um papel ativo, com o acompanhamento do orientador académico e orientador da entidade de acolhimento. Assim, o estagiário perante as atividades e tarefas a realizar deve: identificar soluções metodológicas adequadas para realizar a atividade, recorrendo às competências obtidas nas unidades curriculares do curso e dessa forma fundamentar as soluções. São ainda objetivos da unidade curricular: trabalhar em equipa, evidenciar quando possível capacidade de liderança, ter iniciativa e apresentar soluções inovadoras para realizar atividades, para além de comunicar de forma clara as soluções que considera oportunas para cada atividade.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos serão do domínio da gestão do desporto, irão variar consoante o Plano Individual de Formação (PIF) de cada estagiário. O PIF é constituído por atividades e tarefas a realizar na entidade de estágio, no âmbito da gestão do desporto. As atividades e tarefas definidas no PIF serão definidas em conformidade com os conteúdos programáticos desenvolvidos no âmbito do plano de estudos do curso. Estas atividades de estágio são as intervenções atribuídas ao estagiário, com o devido acompanhamento do orientador académico e do orientador da entidade de acolhimento. Cada estagiário, em articulação com os orientadores, tem a responsabilidade de definir o quadro teórico e metodológico onde a sua intervenção se deverá situar e as tarefas que terá de executar. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

 O Plano Individual de Formação (PIF) é definido para atingir os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, que na sua essência pretende com a realização de atividades e tarefas conduzir à interação com situações e experiências no domínio da gestão do desporto. Como referido anteriormente, os conteúdos programáticos são selecionados em função do PIF (atividades e tarefas de estágio), podendo variar de estagiário para estagiário, conforme o contexto e os interesses da entidade de acolhimento, do estagiário e em consonância com o orientador académico.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

 O estágio tem 4 fases: ARRANQUE: estabelece-se a relação entre estagiário (E), Orientador Académico (OA) e Orientador da Entidade de Acolhimento (OEA), com a realização de uma reunião, que resulta num Plano de Integração (PI); INTEGRAÇÃO: o estagiário é integrado na entidade de acolhimento (EA) e elabora o Plano Individual de Formação (PIF); DESENVOLVIMENTO: o estagiário executa o PIF, o OEA apoia o estagiário e o OA orienta a sua intervenção; e FECHO: o estagiário realiza uma apresentação pública e produz um relatório, a partir do Portefólio. O processo de estágio terá um Documento Orientador de Estágio (DOE). 


Avaliação

A avaliação incide na apreciação do Portefólio, é realizada a meio e no final do estágio. Há uma autoavaliação e auscultação do OEA. O Portefólio é estruturado em 5 critérios: C1. Enquadramento teórico; C2. Enquadramento metodológico e inovação; C3. Resultados; C4. Reflexão Crítica; C5. Atitude, Responsabilidade e Trabalho em Equipa. A Classificação Final é: CF = [(C1 x 0,3 + C2 x 0,2 + C3 x 0,15 + C4 x 0,2 + C5 x 0,15)] x 2. Estão aprovados, alunos com Classificação Final = > a 10.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os métodos de ensino propostos privilegiam uma relação muito personalizada entre estagiário e orientadores, como é característico no estágio, para além de que colocam gradualmente o estagiário em situações que exigem a mobilização das competências inerentes aos objetivos de aprendizagem. Do ponto de vista dos métodos de avaliação, a coerência é verificada de forma direta, uma vez que o próprio Portefólio está organizado de acordo com os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 Bibliografia constante dos programas das unidades curriculares relevantes para cada estágio, tendo em conta o respetivo Plano Individual de Formação.