Código: | MGD0018 | Sigla: | PI&DA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MGD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MGD | 4 | Despacho n.º 2372/2024 | 2º | 0 | 30 | 1350 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Identificar um problema de I&D numa organização desportiva associado à gestão do desporto, no âmbito de uma ou mais unidades curriculares do curso;
2. Propor a realização de investigação, selecionando fundamentadamente os objetivos e as metodologias adequadas ao problema identificado;
3. Elaborar projeto de I&D aplicado ao problema identificado;
4. Analisar e discutir criticamente a investigação colocada à sua disposição sobre a área técnico-científica do problema identificado;
5. Recolher dados, através de metodologias apropriadas, com o objetivo de realizar o diagnóstico da situação/ problema identificado;
6. Elaborar, apresentar e defender um projeto de intervenção, de I&D, numa perspetiva de inovação e desenvolvimento, identificando as ações a realizar no âmbito do problema identificado; com enfoque nas recomendações / implicações práticas para a gestão no sentido de mitigar / resolver o problema identificado.
1. Conteúdos programáticos das unidades curriculares do 1.º e 2.º semestres;
2. Problema: discrepância entre a situação ideal / objetivos e o desempenho real;
3. Perguntas de partida, questões de investigação e o problema de I&D numa organização desportiva associado à gestão do desporto;
4. Inovação e desenvolvimento, na área da gestão do desporto;
5. Principais fontes de investigação e publicações científicas na área da gestão do desporto;
6. Metodologia e métodos de investigação em gestão do desporto;
7. Elementos e conteúdo de um projeto de I&D;
8. Elementos do relatório de I&D.
Conteúdos programáticos 1 e 2 apresentam coerência com objetivo 1.
Conteúdos programáticos 3 e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada (1.º semestre) apresentam coerência com objetivo 2.
Conteúdos programáticos 4, e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada (1.º semestre) apresentam coerência com objetivo 3.
Conteúdos programáticos 5, 6 e conteúdos programáticos da uc Metodologia da investigação aplicada (1.º semestre) apresentam coerência com os objetivos 4 e 5.
Conteúdos programáticos 7 apresentam coerência com objetivo 3.
Conteúdos programáticos 8 apresentam coerência com objetivo 6.
Nos termos do modelo pedagógico de referência que possibilita uma adaptação a motivações específicas de formação e de contextos de intervenção profissional com base na experiência concreta suportada pela perspetiva de Aprendizagem Experiencial (AE) de Kolb (1984), a preparação do Projeto de I&D aplicado deve ser preferencialmente desenvolvida durante o 1.º ano, e integrada nas respetivas unidades curriculares.
Em sala de aula os estudantes realizam atividades como análise e discussão de suportes
textuais sob a forma de artigos e relatórios,
resolução de problemas organizacionais, apresentações fundamentadas e grupos de discussão aplicados a problemas da área da gestão do desporto.
Orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis.
Projeto de I&D elaborado, apresentado e defendido, nos termos do disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM- Instituto Politécnico de Santarém e nos termos do disposto no Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém.
A idealização do Projeto de I&D aplicado deve ser preferencialmente desenvolvida durante o 1.º ano, e integrada nas respetivas unidades curriculares.
As metodologias de ensino como a análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, apresentações fundamentadas, grupos de discussão e orientação tutorial são adequadas para realizar a elaboração de um projeto de intervenção, numa perspetiva de inovação e desenvolvimento, identificando as ações a realizar no âmbito do problema identificado; com enfoque nas recomendações / implicações práticas para a gestão no sentido de mitigar / resolver o problema identificado o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem 1 a 6.
Andrew, D. P., Pedersen, P. M., & McEvoy, C. D. (2019). Research methods and design in sport management. Human Kinetics.
Bastos, L. R., Paixão, L., Fernandes, L. M. & Deluiz, N. (2003). Manual para a Elaboração de Projectos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações e Monografias. Ed. LTC.
Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos. Sete Caminhos.
Gratton, C., & Ian, J. (2010). Research Methods for Sports Studies. Routledge.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva Pub.
Skinner, E., & Corbett. (2015). Research Methods for Sport Management. Routledge.
Silva, A. (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. Quântica Editora.
Sussams, J. E. (1996). Como Fazer um Relatório Textos de Apoio. Editorial Presença.
As normas e linhas orientadoras para a elaboração dos projetos e dos documentos finais são apresentadas em documento próprio.