Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 Desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente um negócio e a sua direção de longo prazo;
OA2 Enquadrar o diagnóstico sistemático no processo de tomada de decisão estratégica;
OA3 Abordar diferentes questões de dinâmica estratégica corporativa, com referência aos principais quadros conceptuais e ferramentas de análise;
OA4 Fortalecer a capacidade de análise aplicando ferramentas avançadas de gestão estratégica a estudos de caso internacionais;
OA5 Enquadrar as diferentes perspetivas associadas à internacionalização dos negócios, refletindo sobre as oportunidades e desafios inerentes;
OA6 Desenvolver uma perspetiva alargada sobre a posição estratégica, as escolhas estratégicas e a execução da estratégia;
OA7 Conferir mais robustez à capacidade de aprendizagem independente dos estudantes, de pensamento crítico e de análise, através da aplicação de teorias e estruturas avançadas para estudos de caso selecionados.
Conteúdos programáticos
CP1 Conceitos chave de estratégia (re)visitados
CP2 O processo estratégico
CP3 Posição estratégica
CP4 Integração vertical
CP5 Diversificação
CP6 Internacionalização de negócios
CP6.1 Fatores preliminares e alavancas para a internacionalização
CP6.2 Seleção de mercados
CP6.3 Modos de abordagem e de estabelecimento nos mercados externos
CP6.4 O processo de internacionalização. Modelo de Uppsala versus outras abordagens (Born Globals; Teoria das redes).
CP6.5 Configuração da estratégia de internacionalização
CP7 Desenvolvimento empresarial
CP8 Execução da estratégia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são estruturados por capítulos nos quais se parte de uma análise do geral para o particular, incorporando os conceitos fundamentais de estratégia, passando pelo processo estratégico como base de análise. Segue-se uma abordagem às diversas estratégias de âmbito corporativo, com especial destaque para as estratégias de internacionalização, bem como os principais instrumentos indispensáveis na análise de diagnóstico estratégico, por forma a concretizar os objetivos propostos da unidade curricular. Transversalmente, adotando uma abordagem que se pretende holística da estratégia, visa-se contribuir para uma dinâmica de análise integrada na resolução de problemas complexos da estratégia de negócios.
OA1 CP1 e CP2
OA2 CP2 e CP3
OA3 CP4, CP5, CP6, CP7
OA4 CP6
OA5 CP6
OA6 CP7 e CP8
OA7 CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
M1 método expositivo (para a componente teórica)
M2 método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3 método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4 método ativo (para trabalhos individuais e de grupo)
M5 auto-estudo (relacionado com o trabalho autónomo do aluno)
As HC à distância (síncronas) ocorrerão em dois momentos: 1) Desenvolvimento de conceitos e demonstração (combinação de M1 e M2) e 2) Acompanhamento dos trabalhos a desenvolver em grupo (M4 e M5).
Avaliação
A1 Análise de estudos de casos 30% A2 Trabalho de individual ou de grupo 60% A3 Participação nas aulas e atividades online via moodle 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular visa a tipologia de aulas expositivas e demonstrativas para a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, em linha com o OA1, acrescendo a metodologia participativa para uma maior dinâmica na exploração das diversas técnicas e ferramentas de análise estratégica em diferentes contextos, compreendida nos OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. Desta forma, sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações reais, quer de âmbito nacional, quer internacional, de forma a permitir ilustrar os tópicos lecionados. A análise casos, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permite adquirir uma visão global sobre a estratégia de uma organização e sobre enquadramento contextual e transacional e abordagem competitiva, assim como a identificação da estratégia implementada e sua monitorização. A avaliação da concretização destes objetivos será mediante trabalhos a realizar em grupo (A1 e A2)
Enquanto objetivo transversal, OA7, implica a abordagem de estudo ativo (M4) e auto-estudo (M5), importante para todos os itens de avaliação, quer individual, quer em grupo.
OA1 M1 e M2 (A1)
OA2 M1, M2 e M3 (A1 e A2)
OA3 M1, M2 e M3 (A1 e A2)
OA4 M1, M2 e M3 (A1, A2 e A3)
OA5 M1, M2 e M3 (A2 e A3)
OA6 M2 e M3 (A2 e A3)
OA7 M4 e M5 (A1, A2 e A3)
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barney, J., & Hesterly, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva ¿ conceitos e casos (3ª edição ed.). Ed. Pearson.
Cardeal, N. (2019). Pensamento Estratégico - Antecipar as ondas do futuro. 3.ª Edição. Editora UC.
De Wit, B. (2020). Strategy: An International Perspective. 7th Edition. Cengage.
Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis. 11th Edition. Wiley.
Johnson, G; Whittington, R; Scholes, K.; Angwin, D.; Regner, P. (2020). Exploring Strategy, Text and Cases, 12th ed., Pearson.
Rothaermel, F (2024). Strategic management.6th edition. McGraw-Hill Higher Education