Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 ¿ Desenvolver e aprofundar conhecimentos de análise de dados e modelação estatística
OA2 - Desenvolver e aprofundar competências em software de análise de dados (ex. SPSS, AMOS, JAMOVI)
OA3 - Propor soluções e decisões com base em modelação estatística e análise de dados
Conteúdos programáticos
CP1 ¿ Inferência Estatística paramétrica e não paramétrica
CP2 ¿ Análise de dados multivariados
CP2.1 ¿ Regressão linear múltipla
CP2.2 ¿ Análise fatorial
CP2.3 ¿ Análise de clusters
CP3 ¿ Introdução aos modelos de equações estruturais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos
programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para
um ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase
mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior
conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, em
coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do
saber e com maior componente profissional imediata, inerente ao exercício de
uma atividade profissional. Nesse sentido, os CP1-CP3 irão permitir atingir os
objetivos OA1-OA3.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de
forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
Avaliação
Recorre-se à avaliação contínua 1 teste ou exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências
de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva (M1)
mas também colaborativa (M2) permitem o desenvolvimento de competências
curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma participação
ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Mendenhall, W., Beaver, R.J., & Beaver, B.M. (2020). Introduction to Probability and Statistics (15th ed.). Cengage.
Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics (9th ed.). Pearson
Shumway, R. H. & Stofer, D. S. (2017). Time Series Analysis and Its Applications: with R examples, 4ª ed. Springer.
Pereira, A. & Patrícia, T. (2016). SPSS: Guia Prático de Utilização (8ª ed.). Lisboa, Sílabo.
Moore, D.S., McCabe GP & Craig B.A. (2014). Introduction to the Practice of Statistics (8th Ed.), W. H. Freeman and Company, A Macmillan Higher Education Company, New York.
Murteira, B., Silva, R., Andrade e Silva, C. & Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. McGraw-Hill.
Kazmier, L.J. (2007). Estatística Aplicada à Economia e Administração (4ª ed.). McGraw Hill
Everitt, B.S.; Dunn, G. (1991). Applied Multivariate Data Analysis. Edward Arnold