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Liderança e Ética nos Negócios

Código: MGEST09    Sigla: LEN
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 37 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG2E-1TA_TB

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Gonçalo Nuno Rodrigues Brás - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Desenvolver e aprofundar as competências de liderança no contexto da gestão das organizações.
OA2. Capacitar os estudantes para aplicarem diversos estilos de liderança em diferentes situações do mercado de trabalho, adotando para o efeito uma abordagem prática e interativa.
OA3. Proporcionar a familiarização com os conceitos e teorias da gestão ética e a reflexão sobre a sua importância num mundo empresarial globalizado.
OA4. Compreender a relevância da ética no desenvolvimento económico, social e ambiental sustentável dos negócios.
OA5. Desenvolver capacidades de análise e pensamento crítico que habilitem à compreensão e resolução de questões e dilemas éticos da vida empresarial.
OA6. Avaliar o papel de códigos de conduta e deontológicos.

Conteúdos programáticos

CP1. LIDERANÇA
CP1.1. Liderança e gestão
CP1.2. Modelos de abordagem da liderança
CP1.2.1 Traços e competências de liderança relevantes
CP1.2.2 Liderança situacional
CP1.2.3 Liderança transformacional
CP1.2.4 Abordagens recentes de liderança (liderança emocional, liderança ética, liderança humilde)
CP1.3. Liderança em contextos digitais

CP2. ÉTICA NOS NEGÓCIOS
CP 2.1. A Ética nos Negócios: enquadramento, evolução e teorias
CP 2.2. A Ética Empresarial e a Globalização Digital
CP 2.3. Ética e Responsabilidade Social Empresarial
CP 2.4. Desafios Éticos nas Empresas e Promoção dos Comportamentos Éticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Atendendo ao papel relevante que os líderes assumem no desempenho económico, social e ambiental das empresas, bem como às novas exigências do mundo globalizado e digital, importa desenvolver competências que permita aos estudantes desempenharem de forma efetiva posições de liderança que venham a assumir. Assim, os CP1 permitirão alcançar os OA1 e OA2.
Dada a importância que a ética assume no desenvolvimento sustentável das empresas, que atuam à escala global, bem como a complexidade das questões éticas que se colocam à gestão empresarial na sociedade atual, importa identificar as questões, interpretar os dilemas, avaliar criticamente as práticas e conhecer os instrumentos que permitem o diferencial competitivo nos negócios. Assim, os CP2 permitirão alcançar os OA3, OA4, OA5 e OA6.
Em síntese:
OA1 & OA2: CP1
OA3 & OA4 & OA5 & OA6: CP2

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas, com a exposição dos conceitos e teorias fundamentais sobre a liderança e a ética na gestão e nos negócios, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, códigos de conduta e trabalhos elaborados pelos estudantes. Neste processo, recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1: método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2: método participativo (envolver os alunos na discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, códigos de conduta, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica);
M3: método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, bem como trabalhos individuais e de grupo).




Avaliação

Em regime de avaliação contínua
  • Apresentação ou arguição de um caso sobre liderança - 50%
  • Apresentação ou arguição de um caso sobre ética nos negócios - 50%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para identificarem criticamente as abordagens de liderança (OA1), bem como conhecerem quais os principais conceitos e teorias relacionados com a ética dos negócios (OA3, OA4, OA5 e OA6).
A discussão de textos, a resolução de casos e a análise crítica de vídeos e documentários (M2), relacionados com a liderança e com as questões éticas no contexto da vida empresarial nos dias de hoje no mundo globalizado, permitirão os estudantes abordar a complexidade da liderança e das questões éticas nas variadas vertentes dos negócios, e resolver os dilemas éticos em contexto relacional das empresas (OA2, OA5 e OA6).
A pesquisa e realização de um trabalho temático e as dinâmicas de grupo (M3) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico e do processo de tomada de decisão ética, bem como para a aquisição de competências de liderança (OA2, OA5 e OA6).
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através do trabalho a desenvolver e apresentar em sala de aula (A1& A2).
Em síntese:
OA1: M1 (A1& A2)
OA2: M2, M3 (A1& A2)
OA3: M1 (A1& A2)
OA4: M1 (A1& A2)
OA5: M2, M3 (A1& A2)
OA6. M2, M3 (A1& A2)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora.
Goleman, D. (2015). Como Ser Um Líder: A importância da Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates.
Kolk, A. (2016). The social responsibility of international business: From ethics and the environment to CSR and sustainable development, Journal of World Business, 51 (1), 23-34. doi: 10.1016/j.jwb.2015.08.010
Neves, M. P.; Neves, J. C. (2017). Ética Aplicada: Economia. Vol II. Lisboa: Edições 70.
Northouse, P. (2021). Leadership: Theory and Practice (9th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Pires, A. S. (2022). Governança, Ética e Compliance. Coimbra: Almedina.
Rego, A. & Cunha, M.P. (2020). Paradoxos da Liderança. Lisboa: Edições Sílabo.
Villarán, A. (2022). La Ética De Los Conflictos De Interés En Los Negocios ¿ Una Introducción. Lima: Universidad del Pacífico.