Código: | MGEST12 | Sigla: | ENMN | |
Área Científica: | Gestão |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGEST | 16 | Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 23,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular (UC) visa abordar os conceitos e desenvolver atitudes indispensáveis à perceção de ideias inovadoras, bem como, a sua validação antes do processo empresarial.
OA1. Desenvolver a compreensão da natureza do processo empreendedor numa economia global
OA2. Compreender, desenvolver e validar conceitos de negócio;
OA3. Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de um produto/serviço e dos recursos necessários para a sua comercialização;
OA4. Identificar riscos inerentes ao desenvolvimento e consolidação dos projetos empresariais;
OA5. Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio;
OA6. Integrar estes procedimentos na elaboração de um plano de negócios;
OA7. Melhorar as competências orais e escritas necessárias para comunicar eficazmente novas ideias de negócio;
OA8. Potenciar a capacidade de resolução de problemas.
CP1 - Introdução
CP1.1. Enquadramento do empreendedorismo na economia global e do conhecimento
CP1.2.Conceitos fundamentais e tipos de empreendedorismo
CP2 ¿ Atividade empreendedora
CP2.1.- O empreendedorismo como inovação e resolução de problemas
CP2.2.- Fonte de oportunidades
CP3 - Criação de valor para o cliente/utilizador
CP3.1.- Necessidades de mercado
CP3.2.- Segmentação de mercado
CP3.3.- Proposta de Valor
CP4 - Estratégia empresarial e Modelos de negócio
CP4.1.- Conceitos fundamentais e ferramentas de análise de estratégia
CP4.2- Tipologias de modelos de negócio
CP.5 Planeamento e gestão financeira de projetos
CP.5.1 - Plano Financeiro Previsional
CP.5.2. - Mobilização de recursos
CP.5.3. - Avaliação de desempenho financeiro na ótica da criação de valor
CP.5.4 - Critérios de avaliação de Projetos
CP6 Plano de Negócios
CP6.1. - Conteúdo do Plano de Negócios
OA1 - CP1 e CP2
OA2 -CP2
OA3 - CP3, CP4
OA4 - CP4 e CP5
OA5 - CP5
OA6 - CP6
OA7 - CP6
OA8 - CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6
A análise da envolvente global assim como a compreensão da atividade empreendedora (CPI e CPII) está alinhada com o OA1 e OA2.
CP2, CP3 e CP4 permite cumprir OA2, OA3 e OA4 na medida em que o estudante é chamado a compreender e analisar a jornada do empreendedor, num contexto fortemente volátil e desafiador, atendendo ao novo paradigma da inovação e novos modelos de negócio.
CP5 está alinhado com OA5 na medida que habilita os estudantes com métodos e ferramentas que catalisa o cumprimento de OA5.
CP6 permite cumprir o OA6 e OA7.
CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6 capacitam o estudante para cumprir OA8.
As sessões serão centradas no processo individual de aprendizagem dos estudantes, apoiada em project based learning, partilha de experiências relevantes e dividindo-se entre:
M1. Expositivo - Conceitos
M2. Participativo - Discussão de casos e exemplos;
M3. Ativo Plano de negócios (trabalho em grupo; project based learning);
M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual.
Nas aulas a distância síncronas usar-se o método ativo e também o método experimental usando para tal ferramentas de Design Thinking.
Avaliação:
A1. Trabalho em grupo (Plano de Negócios) - 60%
A2. Quizzes - 20%.
A3. Apresentação de uma ideia de negócio - 20%.
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição:
OA1 - M1 e M4 (A2 e A3)
OA2 - M1, M2 e M4 (A2 e A3)
OA3 - M1, M2, M3 e M4 (A2 e A3)
OA4 - M3 (A2 e A3)
OA5 - M3 e M4 (A1)
OA6 - M3 e M4 (A1)
OA7 - M2 e M3 (A1)
OA8 - M1, M2 e M4 (A1)
Blank, S. & Dorf, B. (2020). The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. John Wiley & sons, Eds.. New Jersey;
Collins J. & Lazier B., (2020). Beyond Entrepreneurship 2.0.Penguin Random House.;
Osterwalder et al., (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers (Strategyzer). John Wiley and Sons.;
Saraiva, P.M. (2015). Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra;
Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora,3a Edição, Lisboa Tidd, J.;
Teixeira, N., da Silva Ribeiro, J., Santos, M., & Pardal, P. (2021). O Valor e a Sustentabilidade Financeira. Edições Sílabo.