Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao frequentar esta Unidade Curricular, cada estudante concluirá com sucesso os objetivos, se demonstrar que:
- Compreende os conceitos específicos da atividade de Gestão de Projetos, comparando com a atividade de Gestão da operação Corrente;
- Detém e aplica competências relativas à Iniciação de um projeto;
- Domina o trabalho típico do planeamento, organização, medição e controlo da execução de um projeto;
- É capaz de realizar a retrospetiva dos principais eventos do projeto e consolidar conhecimento para referência futura.
Conteúdos programáticos
Conceitos base da gestão de projetos
Processo de iniciação de um projeto
Planeamento de um projeto, tendo por base as definições realizadas na iniciação
Organização dos recursos para a obtenção dos objetivos do projeto
Medição e Controlo da Execução do trabalho do projeto
Fecho da fase ou do projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O primeiro objetivo de aprendizagem será alcançado aquando da finalização do primeiro ponto dos conteúdos programáticos.
O segundo objetivo de aprendizagem será alcançado através do segundo ponto dos conteúdos programáticos.
Os três tópicos seguintes (terceiro, quarto e quinto) no conteúdos programáticos, permitem atingir o terceiro objetivo de aprendizagem.
O último objetivo de aprendizagem será conseguido com a finalização do últipo tópico dos conteúdos programáticos da UC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular tem um elevado teor prático. Contudo, ao início, será utilizado o método expositivo, para que os estudantes se iniciem nas temáticas e assim lhes permitir explorar com autonomia outros recursos.
Será solicitada a leitura e reflexão de textos orientados a temáticas-base para melhor compreensão do trabalho no ciclo da gestão de um projeto.
Serão analisados casos práticos de aplicação de técnicas e ferramentas específicas a cada momento de um projeto, demonstrando o seu uso/aplicação, para que os estudantes possam depois replicar no seu próprio projeto.
Os estudantes serão organizados em grupos de 3 (excecionalmente, 4) elementos para se proceder à simulação de um projeto a concretizar.
Avaliação
A avaliação da obtenção dos objetivos da UC por parte dos estudantes far-se-á por via de um único elemento - trabalho de grupo (100% da nota final).
Será solicitado aos estudantes a realização de um relatório que sistematize a experiência de simulação (incluindo os elementos que foram sendo desenvolvidos no decorrer das aulas práticas) e também uma apresentação em sala desse relatório, para análise conjunta entre todos.
Dada a natureza maioritariamente prática desta UC, em contexto de simulação, envolvendo trabalhos em grupo que decorrem ao longo do semestre, não se torna viável a avaliação por via de uma prova escrita, em Exame, num período de tempo tão curto. A presença em exame carece que o estudante tenha participado ativamente nos trabalhos de grupo no decorrer do semestre, apenas podendo melhorar o trabalho desenvolvido e realizando a defesa em apresentação oral.
As aulas presenciais, práticas, são obrigatórias para que seja possível aferir do desempenho do estudante nas atividades relacionadas com os desafios lançados (relativos ao trabalho de grupo). A ausência às aulas presenciais prejudica o próprio estudante e os elementos do grupo. Assim, para garantir o bom desempenho e uma avaliação justa, os estudantes que faltarem às aulas deverão sujeitar-se a uma avaliação individual, que incidirá sobre as matérias da aulas a que faltarem. A classificação que daí resultar será aplicada em ponderação àquela que for obtida no trabalho de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta que existe apenas um único elemento de avaliação - relatório do trabalho de simulação (que inclui todas as componentes desenvolvidas no decorrer das aulas práticas) -, todas as atividades de ensino / aprendizagem confluem para a aquisição de conhecimento que permitem executar as tarefas associadas ao projeto a simular, que será o alvo da avaliação.
É esperado que os estudantes adquiram ou consolidem e demonstrem competências em Gestão de Projetos. Segundo muitos autores, alguns deles na bibliografia, esta atividade é mais bem aprendida pela aplicação prática, experimentando. A via da simulação é a mais adequada, mas é também necessário realizar algum trabalho preparatório, que permita evitar que a aprendizagem seja dificultada pela falta de compreensão dos conceitos e aquisição das competências.
Por um lado, as aulas expositivas e o trabalho autónomo garantem a assimilação de conceitos e conhecimentos base; por outro, as aulas participativas, de utilização e demonstração das técnicas e ferramentas, deverão criar as condições suficientes para que o estudante se sinta confortável com condução do seu próprio projeto, sem se sentir perdido na prática da sua gestão.
Os estudantes serão colocados ao comando do projeto e terão de realizar as atividades que forem propostas, o que permitirá aferir das reais competências para gerir o contexto de projetos. O agrupamento de estudantes espera-se que promova um aumento do nivelamento de conhecimentos, pelo debate intra e inter grupos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos (8ª Edição). Lisboa: FCA Editora.
Project Management Institute [PMI] (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) - Sixth Edition
Project Management Institute [PMI] (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) - Seventh Edition
Verzuh, E. (2021). The Fast Forward MBA in Project Management. Wiley