Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 - Elaborar e apresentar o projeto final de investigação com vista à elaboração da dissertação, para o qual os estudantes deverão ser capazes de: (a) identificar uma lacuna de investigação a tratar na área da Gestão, problematizando-a através de uma questão de investigação; (b) definir a estratégia de investigação a desenvolver e tomar decisões de natureza metodológica com vista ao alcance dos objetivos propostos.
OA2 - Aplicar as competências desenvolvidas ao longo do ciclo de estudos sob a forma de dissertação, destinada a investigar um assunto relevante e atual na área da Gestão.
OA3 - Aprofundar os conhecimentos num tema específico de Gestão, recolhendo e tratando dados relevantes, procedendo à sua análise crítica e interpretação, cumprindo em todas as etapas do trabalho científico os critérios éticos adequados.
OA4 - Documentar com qualidade técnica e científica o trabalho realizado, no formato de dissertação.
OA5 - Apresentar e discutir publicamente a dissertação.
Conteúdos programáticos
CP1 - Identificação de temas de trabalho inovadores e originais na área de Gestão
CP1.1 - Realização de pesquisa bibliográfica sobre tema selecionado
CP1.2 - Seminários sobre temas atuais ligados à investigação quantitativa, qualitativa ou mista na área da Gestão
CP2 - Elaboração e apresentação de projeto de investigação justificado com identificação do tema, dos objetivos, da questão de investigação, das opções metodológicas e validação deste pelo Coordenador de Mestrado
CP3 - Elaboração do trabalho de dissertação, devendo incluir:
CP3.1 - O enquadramento teórico do tema com uma revisão do estado da arte e da literatura relevante
CP3.2 - A questão de investigação, assim como os objetivos propostos
CP3.3 - A metodologia utilizada e descrição do trabalho realizado
CP3.4 - A apresentação e análise crítica dos resultados obtidos e sua comparação com o estado da arte
CP3.5 - A síntese conclusiva com sugestões para trabalho futuro
CP4 - Apresentação e discussão pública da dissertação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os CP pretendem que o estudante conclua o mestrado com sucesso seguindo as seguintes etapas:
A - Escolha do tema de trabalho e de orientação: O aluno informa o docente da UC da sua opção relativamente ao tema da dissertação e do orientador.
B - Validação: A proposta de projeto de investigação é apresentada por escrito, até 12 semanas após o início do 3º semestre, e oralmente defendida pelo estudante, sendo validada pelo coordenador de Mestrado (ver secção de Avaliação).
C - Realização do trabalho.
D - Avaliação da dissertação.
Os prazos para as etapas C e D devem cumprir o previsto no Regulamento dos Mestrados do IPSantarém.
A etapa A é concretizada através dos CP1, a etapa B através dos CP2. Os CP1 e CP2 contribuem para a consecução do OA1. A etapa C é concretizada através dos CP3 e permite alcançar os OA2, OA3 e OA4. A etapa D é concretizada através dos CP4 e permite alcançar o OA5.
Em síntese:
CP1 & CP 2 - OA1
CP 3 - OA2, OA3, OA4
CP4 - OA5
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas horas de contacto desta UC recorrer-se-á principalmente às metodologias expositiva, participativa e ativa. O método expositivo (M1) será utilizado nos seminários sobre temas atuais ligados à investigação em Gestão. O método participativo (M2) visará envolver os estudantes na discussão dos temas pertinentes a investigar, promovendo a integração e consolidação de conhecimentos adquiridos. O método ativo (M3) será utilizado no trabalho de pesquisa pelo aluno, na elaboração da proposta de projeto e nos momentos de orientação tutorial.
Nas horas de contacto a distância síncronas recorrer-se-á principalmente ao método ativo (M3) para aplicação prática dos conhecimentos antes adquiridos e orientação tutorial com vista ao desenvolvimento do projeto de dissertação.
Nas restantes horas de trabalho da UC o estudante deverá recorrer ao autoestudo (M4), devendo revelar capacidade para desenvolver o trabalho de investigação de forma autónoma, com o acompanhamento do(s) orientador(es) aprovados pelo conselho técnico-científico da Escola.
Avaliação
A1 - Avaliação intermédia do projeto de investigação (PI), com submissão de proposta por escrito e apresentação oral que confirme o estudante estar apto a prosseguir com a dissertação. Avaliação a ser efetuada pelo coordenador de Mestrado, podendo ser convidados para a apresentação da proposta de PI o orientador e outro docente doutorado/especialista do IPSantarém ou externo. Desta avaliação resulta uma das seguintes recomendações: PI aceite, PI aceite com correções ou PI necessita de reformulação.
A2 - Ato público de defesa da dissertação, com a apresentação oral e defesa da dissertação perante um Júri constituído por três a cinco membros, podendo um destes ser o orientador. A avaliação da dissertação decorrerá nos termos do Regulamento de Mestrados do IPSantarém.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para a realização do projeto de investigação (OA1), recorrer-se-á às metodologias expositivas (M1), participativas (M2) e ativas (M3) no decurso das aulas com horas de contacto. Este objetivo será avaliado através do elemento de avaliação A1.
Para o alcance dos objetivos OA2, OA3, OA4 e OA5, relacionados com o desenvolvimento da dissertação, recorrer-se-á preferencialmente às metodologias ativas (M3) e ao trabalho autónomo do estudante (M4) com acompanhamento científico do(s) orientador(es). Este objetivo será avaliado através do elemento de avaliação A2.
Em síntese:
OA1 - M1, M2 e M3 (A1)
OA2, OA3, OA4 e OA5 - M3 e M3 (A2)
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th Ed.). American Psychological Association.
Christensen, L. & Turner, L. (2021). Research Methods, Design, and Analysis (13th ed.). Pearson.
Jonker, J., Pennink, B. & Morgado, P. (2019). Metodologia de Investigação em Ciências Económicas - Um guia conciso para estudantes de mestrado e doutoramento em ciência de gestão. Actual Editora
Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th ed.). Pearson.
Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo de Construção do Conhecimento (3ª). Edições Sílabo.