Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 Compreender o processo de comportamento do consumidor
OA2 Distinguir o processo de decisão de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial
OA3 Implementar os conceitos do comportamento do consumidor no processo de decisão de marketing
OA4 Descrever a relação entre os rituais modernos e o consumo atual.
Conteúdos programáticos
CP1 Introdução ao comportamento do consumidor
CP2 O processo de decisão de marketing e o comportamento do consumidor
CP3 As influências culturais no processo de decisão dos consumidores
CP4 O consumidor e o bem-estar social
CP5 Influências internas no comportamento do consumidor: a perceção; a aprendizagem e memória; o ego; as atitudes e a persuasão.
CP6 Influências externas no comportamento do consumidor: o grupo e as influências no comportamento do consumidor; o papel das subculturas e do sexo; a classe social e os estilos de vida; o word-of-mouth e o social media.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teóricas, explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático:
OA1 CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6
OA2 CP1 e CP2
OA3 CP2 e CP3
OA4 CP4, CP5 e CP6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 método expositivo
M2 método demonstrativo.
Avaliação
Avaliação constituída por dois elementos:
A1 - Teste escrito individual com ponderação de 50% e nota mínima de 8 (oito) valores; A2 - Trabalho de grupo (Apresentação discussão, obrigatória), com ponderação de 50% e nota mínima de 10 (dez) valores.
Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 8,0 (oito) valores no teste escrito terão de realizar um exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A prossecução dos OA1 e OA2, é coerente com M1 e M2, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução do OA3 é coerente com M1, M3, M4 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1 e A2.
A prossecução do OA4 é coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1 e A2.
OA1 M1 e M2 (A1) OA2 M1 e M2 (A1)
OA3 M1, M3, M4, M5 (A1 e A2) OA4 M1, M2 e M3 (A1 e A2).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Solomon, Michael R. (2019). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Global Edition 13th Edition. Pearson.