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Novos Comportamentos do Consumidor

Código: MGEST26    Sigla: NCC
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 11 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG2E-1TA

Teórico-Práticas: 2,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria de Fátima Rodrigues Pedro - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Rodrigues Pedro - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 Compreender o processo de comportamento do consumidor
OA2 Distinguir o processo de decisão de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial 
OA3 Implementar os conceitos do comportamento do consumidor no processo de decisão de marketing 
OA4 Descrever a relação entre os rituais modernos e o consumo atual.

Conteúdos programáticos

CP1 Introdução ao comportamento do consumidor
CP2 O processo de decisão de marketing e o comportamento do consumidor
CP3 As influências culturais no processo de decisão dos consumidores
CP4 O consumidor e o bem-estar social
CP5 Influências internas no comportamento do consumidor: a perceção; a aprendizagem e memória; o ego; as atitudes e a persuasão.
CP6 Influências externas no comportamento do consumidor: o grupo e as influências no comportamento do consumidor; o papel das subculturas e do sexo; a classe social e os estilos de vida; o word-of-mouth e o social media.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teóricas, explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático:
OA1 CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6 
OA2  CP1 e CP2
OA3 CP2 e CP3
OA4 CP4, CP5 e CP6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 método expositivo
M2  método demonstrativo M3 método participativo M4  método ativo
M5 Autoestudo
Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 
M1 método expositivo
M2  método demonstrativo.


Avaliação

Avaliação constituída por dois elementos:
A1 - Teste escrito individual com ponderação de 50% e nota mínima de 8 (oito) valores; A2 - Trabalho de grupo (Apresentação discussão, obrigatória), com ponderação de 50% e nota mínima de 10 (dez) valores.
Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 8,0 (oito) valores no teste escrito terão de realizar um exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução dos OA1 e OA2, é coerente com M1 e M2, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução do OA3 é coerente com M1, M3, M4 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1 e A2.
A prossecução do OA4 é coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1 e A2.

OA1 M1 e M2 (A1) OA2  M1 e M2 (A1)
OA3 M1, M3, M4, M5 (A1 e A2) OA4 M1, M2 e M3 (A1 e A2).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Solomon, Michael R. (2019). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Global Edition 13th Edition. Pearson.
Mothersbaugh, David, Hawkins, Delbert (2019). Kleiser, Susan. Consumer Behavior: Building Marketing Strategy. 14th edition, McGraw-Hill Education.
Barden, Phil. (2022). Decoded: The Science Behind Why We Buy. 2nd edition. Wiley.