Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Reconhecer tendências, oportunidades e desafios que influenciam a gestão de recursos humanos na saúde.
2.Demonstrar compreensão sobre a importância estratégica das práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) para atrair, desenvolver e reter os profissionais de saúde.
3.Compreender o papel dos gestores na implementação efetiva das práticas de GRH e na promoção do bem-estar e desempenho dos profissionais de saúde.
4.Identificar tendências na investigação sobre a GRH na saúde.
Conteúdos programáticos
Gestão da saúde: evolução e tendências;
Definição de Recursos Humanos na saúde;
Gestão Estratégica de Recursos Humanos na saúde
Atração de RH: planeamento, recrutamento e seleção;
Desenvolvimento de RH: orientação, formação e carreira;
Gestão e melhoria do desempenho;
Gestão de recompensas extrinseca e intrinsecas;
Bem-estar e empregabiliade sustentável;
Participação e coordenação realcional;
Investigação em GRH na saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A articulação entre os OA e os Conteúdos programáticos é alcansada da seguinte forma:
OA1 - CP1 e CP2
OA2 - CP 3,4,5,6 e 7
OA3 - CP8 e CP9
OA4 - CP10
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas presenciais serão
teórico-práticas envolvendo os métodos expositivo e interrogativo, análise e
discussão de textos, bem como trabalhos realizados pelos estudantes. As metodologias serão_
M1 - método expositivo;
M2 - método perticipativo;
M3 - método ativo
As aulas à distância sincronas serão teórico-práticas, recorrendo-se às seguintes metodologias:
M1 - método expositivo;
M2 - método participativo.
Avaliação
A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos:
I- Avaliação contínua composta por:
- Um trabalho individual, com a ponderação de 30% na nota final.
- Um trabalho em equipa, com a ponderação de 70% na nota final.
Consideram-se aprovados os alunos que, no cômputo das anteriores provas, obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada uma das provas, a nota ser inferior a 8 (oito) valores.
II - Avaliação Final
Exame individual, composto unicamente por prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O foco em técnicas de aprendizagem participativa e de
análise de textos, nomeadamente de natureza científica, permite que os estudantes
compreendam que os conceitos teóricos explorados nas aulas não surgem num vácuo
descontextualizado, mas resultam da exploração prática da validade das práticas
de GRH, em contextos reais de gestão da saúde. Na prática, os alunos serão
levados a compreender a importância estratégica da implementação efetiva de práticas
de GRH para a atração, desenvolvimento e retenção dos profissionais de saúde,
bem como para a melhoria do seu bem-estar e desempenho.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Armstrong, M. & Taylor, S. (2020). Armstrong¿s Handbook of Human Resources Management Practice (15th ed.). London: Kogan Page.
Camara, P.B., Guerra, P.B. & Rodrigues, J.V. (2016). Humanator XXI Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (7ª Edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Khan, U. & Lega, F. (2021). Health Management 2.0: Transformational Leadership for Challenging Times. UK: Emeral Publishing Limited.
Lopes, D., Castro, E.A. & Simões, J. (2018). Saúde 2040 - Planeamento de médicos e enfermeiros em Portugal. Coimbra: Almedina.
Pina e Cunha, M., Rego, A. Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C. & Gomes, J. F. (2018). Manual de Gestão de Pessoas e do capital Humano (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.
Pynes, J. & Lombardi, D. (2012). Human Resources Management for Health Care Organizations: A Strategic Approach. san Francisco. CA: Jossey-Bass.