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Análise de Dados

Código: MIA01    Sigla: AD
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MIA 22 Despacho n.º 12693/2023, de 12 dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MIA-1-2ED

Teórico-Práticas: 27,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT   1,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos de aprendizagem (OA) são:
OA1. Elaborar relatórios dinâmicos com análise estatística, com ênfase na apresentação, interpretação e discussão de resultados;
OA2. Simular distribuições de probabilidade. Com recurso à estatística descritiva (gráficos, tabelas e medidas) organizar e sintetizar informação amostral:
OA3. Utilizar técnicas de inferência estatística - intervalos de confiança e testes de hipóteses;
OA4. Interpretar o mecanismo dos erros na tomada de decisão;
OA5. Realizar análises uni, bi (associação, correlação e independência) e multivariável  (análise de clusters, análise fatorial, regressão linear);
OA6. Propor soluções e decisões com base em modelação estatística e análise de dados;
OA7. Saber ajustar e validar um modelo estatístico com o objetivo de fazer previsões, classificações e determinação de probabilidades.
OA8. Obter competências na linguagem de programação estatística R (open source, livre e gratuita) para a análise de dados.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos (CP) são:
CP1. Introdução à linguagem de programação R para a análise de dados.;
CP2. Estatística descritiva;
CP3. Teoria elementar da probabilidade;
CP4. Caracterização de algumas distribuições discretas e contínuas de probabilidade;
CP5. Distribuições amostrais e estimação;
CP6. Testes de hipóteses e intervalos de confiança;
CP7. Análise de regressão linear simples e múltipla
CP8. Análise fatorial;
CP9. Análise de clusters;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), cujo relacionamento se explicita a seguir:
CP1 - OA1
CP2 - OA2
CP3 - OA3 & OA8
CP4 - OA3 & OA8
CP5 - OA3 & OA8
CP6 - OA3 & OA8
CP7 - OA4 & OA8
CP8 - OA5 & OA6 & OA7 &OA8
CP9 - OA5 & OA6 & OA7 &OA8

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teóricas e aulas teórico-práticas. Sessões tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de grupo. O processo de ensino aprendizagem inclui Ensino à Distância (EaD), através da plataforma Moodle e Zoom Colibri. Os métodos de ensino incluem sessões expositivas (presenciais), teórico-práticas e de orientação tutorial. Neste processo, nas aulas presenciais recorre-se às seguintes metodologias:
M1- método expositivo; M2- método participativo; M3- método ativo; M4- método experimental. Nas aulas à distância (síncronas) estarão presentes as seguintes metodologias: M1- método expositivo; M5- método demonstrativo; M6 - Auto estudo.



Avaliação

A avaliação contínua inclui a realização de: A1 - Teste individual (70%); A2 - Trabalho de grupo com apresentação (30%).
Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho serão
remetidos para exame final. Este consta de uma prova escrita sendo contemplado a ponderação de 20% para quem realizou A2.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1), exemplos (M5) e a resolução de exercícios (M2) e estudos de casos em laboratório informático (M4), dotam os estudantes dos conhecimentos necessários para compreenderem os objetivos OA1, OA2, OA4 e OA5. Os exemplos, exercícios e casos práticos usados nos métodos participativo (M2), demonstrativo (M5) e experimental (M4) facilitam as aprendizagens dos estudantes para que estes sejam capazes de utilizar as técnicas, modelos e ferramentas adequadas (OA3 & OA6 & OA7).
Ao desenvolverem e apresentarem o trabalho prático (M3) os estudantes aplicam os conhecimentos resultantes do trabalho em aula e
autónomo (M6), permitem aos estudantes reforçar as competências associadas ao objetivo OA8.
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através de um trabalho prático a desenvolver e a ser apresentado em sala de
aula (A2) bem como através de um teste individual (A1). Ambos os elementos de avaliação contribuem para o sucesso de todos os
objetivos de aprendizagem, embora o trabalho (A2) tenha maior importância na obtenção do objetivo de aprendizagem OA8.
Em síntese:
M1 - OA1 & OA2 & OA4 & OA5
M2 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6 & OA7
M3 - OA8
M4 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6 & OA7
M5 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6 & OA7
M6 - OA8

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Crawley, M (2012), The R Book, Wiley;
Field, A. P., Miles, J., & Field, Z. (2012), Discovering statistics using R. London: Sage;
Healy, K. (2018). Data visualization: a practical introduction. Princeton University Press. Acessível grauitamente em https://socviz.co/
Irizarry, R. A. (2019). Introduction to data science: Data analysis and prediction algorithms with R. CRC Press. Acessível grauitamente em https://leanpub.com/datasciencebook
R Core Team (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.
Wickham, H., & Grolemund, G. (2016). R for data science: import, tidy, transform, visualize, and model data. " O'Reilly Media, Inc.". Acessível grauitamente em https://r4ds.had.co.nz/
Nield, T. (2022). Essential Math for Data Science: Take Control of Your Data with Fundamental Linear Algebra, Probability, and Statistics. Van Duure

Observações