Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivo principal a preparação de Dissertação, Projeto ou Estágio.
OA1. Capacitar os alunos a fazerem uso dos conhecimentos teóricos, científicos e técnicos adquiridos (nas restantes unidades curriculares do mestrado e das anteriores graduações no domínio da informática)
OA2. Compreender alguns conceitos básicos de pesquisa e suas metodologias
OA3. Identificar temas de trabalho inovadores e originais e a equipa de orientação, quer o trabalho seja de natureza mais científica ou mais técnica
OA4. Executar revisão da literatura e sistematizar a literatura relevante sobre o tema selecionado
OA5. Aplicar estratégias metodológicas de investigação e técnicas de escrita científica na realização de um estudo preliminar sobre o tema selecionado
OA6. Elaborar e apresentar o plano de trabalho justificado com a identificação da metodologia, da equipa de orientação e de eventuais constrangimentos.
Conteúdos programáticos
CP1. Metodológicas de investigação científica
CP2. Escrita científica - como escrever um artigo/ensaio científico
CP3. Bases de dados bibliográficas e estatísticas
CP3.1. Ciência Aberta
CP4. Normas bibliográficas
CP4.1. Citação
CP4.2. Bibliografia
CP5. Plágio e integridade científica
CP6. Redes Científicas
CP7. Comunidades e associações de desenvolvimento profissional
CP8. Planear o trabalho de investigação, projeto ou estágio
CP9. Tutorias individuais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), cujo relacionamento se explicita a seguir:
CP1 - OA3 & OA5
CP2 - OA7
CP3 - OA2 & OA4
CP4 - OA6
CP5 - OA4
CP6 - OA2 & OA3
CP8 - OA1 & OA3 & OA6
CP9 - OA1 & OA3 & OA6
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas sessões teóricas serão abordados os tópicos dos conteúdos CP1 a CP7. A orientação dos trabalhos iniciar-se-á em sessões de orientação conjuntas, presenciais e, posteriormente, em sessões individuais, à distância. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, através da plataforma Moodle, incluindo elementos de aprendizagem como vídeos e artigos científicos e fórum de discussão.
Os métodos de ensino incluem sessões expositivas (presenciais) e de orientação tutorial (ambas presenciais e à distância). As aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 - método expositivo (para a exposição dos conceitos e temáticas fundamentais)
M5 . método ativo (desenvolvimento de competências e do trabalho individual)
Nas aulas a distância (síncronas) será ainda usado o apoio tutorial para o trabalho autónomo e recorrer-se-á à seguinte metodologia:
M6 - Autoestudo (apoio tutorial ao trabalho autónomo do aluno)
Avaliação
A avaliação será baseada na apresentação e defesa oral do plano de dissertação / projeto / estágio perante um júri que venha a ser atribuído. O plano é constituído por título/tema provisório do trabalho, objetivos, metodologia prevista, estrutura/ índice provisório, principais referências bibliográficas consultadas, calendarização das atividades, equipa de orientação e indicação de eventuais constrangimentos estimados.
O júri é presidido pelo Coordenador de Curso, ou alguém por si delegado, pelo Orientador ou Coorientador e por um Professor ou Investigador doutorado ou especialista no domínio em que se insere o trabalho. A classificação final é calculada através da média aritmética das classificações atribuídas pelos membros do júri em cada um dos seguintes parâmetros de avaliação:
A1. Qualidade técnico-científica do plano apresentado: 50%
A2. Qualidade da apresentação e discussão pública: 50%
A nota mínima é de 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dotam os estudantes dos conhecimentos necessários para prepararem a sua investigação/ projeto / estágio (OA2 a 5).
Ao desenvolverem (M5) e apresentarem o plano de trabalho (OA6) os estudantes aplicam os conhecimentos resultantes do trabalho consolidado (OA1) e autónomo (M6).
Em síntese:
M1 - OA2 & OA3 & OA4 & OA5
M5 - OA1 & OA6
M6 - OA6
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Biggam, J. (2021). Succeeding with Your Master¿s Dissertation: A Step-by-Step Handbook. McGraw-Hill Education.
Dawson, C. (2019). Introduction to Research Methods 5th Edition: A Practical Guide for Anyone Undertaking a Research Project. Robinson Press.
A restante bibliografia será dependente das bibliografias apresentadas nas unidades curriculares que a antecederam, e dependente da natureza do trabalho a desenvolver.