Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante desenvolva a capacidade de avaliar e aplicar conceitos nos domínios do marketing e da gestão estratégica e integrar conhecimentos e competências destas áreas de forma a melhorar o desempenho e a capacidade competitiva das organizações. Pretende-se ainda fomentar o empreendedorismo e a inovação como vias de desenvolvimento económico e social. No final o estudante deverá demonstrar uma visão estratégica, sistémica e integrada de toda a organização agroindustrial de forma favorecer a criação de valor e produtividade. O estudante deverá adquirir competências para utilizar a informação proveniente da análise do ambiente nos processos de tomada de decisões estratégicas de marketing e de gestão, integrando as áreas funcionais da organização e desenvolvendo a utilização de metodologias de promoção da criatividade. Deverá, ainda, saber proceder à elaboração de planos de negócio, simulando a criação de novas empresas ou o desenvolvimento de negócios já existentes.
Conteúdos programáticos
Conceitos fundamentais em Gestão e em Marketing. Introdução à inovação e Empreendedorismo. O conceito de Marketing, A orientação para o mercado. As tendências nas inovações alimentares. Sistemas alimentares sustentáveis. Perceções e comportamento de compra e de consumo. A Segmentação e o Posicionamento na área alimentar. Políticas de Produto e de Preço. Políticas de Distribuição e de Comunicação. Planeamento de marketing. Estratégia e modelos de negócios. Geração de ideias. Proposta de valor. As formas jurídicas e as formalidades da nova empresa. Propriedade industrial. Projeções financeiras. Plano de negócio. Papel dos mercados agroalimentares na economia global. Desenvolvimento sustentável vs Competitividade. Políticas e estratégias orientadas para a sustentabilidade. Estudo de casos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração de conhecimentos de diversas áreas funcionais da empresa, complementando-as com a menos habitual formação em inovação. Os objetivos e as competências formuladas para esta u.c. pretendem assegurar a coerência, mas também a abrangência necessária aos estudantes a que se dirigem, colmatando uma necessidade de formação dos profissionais deste sector e/ou complementando a sua formação de base. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. permitirá uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora. Os conteúdos programáticos aqui inscritos respondem às necessidades reveladas pelos objetivos definidos contribuindo para uma melhor qualificação aproveitando o grande potencial de sinergias do empreendedorismo com a gestão e o marketing.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala, com sessões síncronas, e o ensino a distância, usando a videoconferência via Zoom ou Teams e ferramentas digitais para promoção da interação nas sessões assíncronas. O foco coloca-se no diálogo e na participação dos estudantes, nomeadamente, com a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Os estudantes beneficiam ainda da informação que se disponibiliza na plataforma Moodle e da pesquisa em diversas bases de dados eletrónicas..
Avaliação
Regime de avaliação: - uma prova escrita individual (PEI) e um trabalho de grupo* escrito (TE) com apresentação e discussão oral (AO). *Trabalho de grupo com máximo de 2 elementos e preferencialmente realizado em aula. - Fórmula (de dispensa de exame final): 50% PE + 30% TE + 20% AO >=10 valores e obtenção de um mínimo de 10 valores em qualquer uma das provas. Os estudantes matriculados na u.c. estão admitidos a exame final. - Exame final: 1 prova escrita
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se uma abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais. Após a compreensão de novos conceitos e o recordar de outros, é privilegiada a sua integração dominando a interação com e entre estudantes e o progressivo incremento de análises críticas de situações reais em que devem relacionas os conhecimentos adquiridos nesta u.c. com os de outras u.c. lecionadas anteriormente de forma a capacitá-los para a análise de cenários possíveis em termos de definição de planos e estratégias para atingir as metas a que se propõem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves,P (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8ª ed.). Editora RH. De Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018): Mercator 2018 25 Anos - O Marketing na era digital. (17ª ed.). Publicações Dom Quixote, Grupo Leya. Santos, A. (2008). Gestão Estratégica - Conceitos, modelos e instrumentos. Escolar Editora. Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. (3ª ed). Escolar Editora. Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações. (3ª ed). Escolar Editora.