• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3001
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Desenvolvimento de Qualidades Físicas

Código: MTD3001    Sigla: DQF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 34 Despacho n.º 8813/2021 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Teórico-Práticas: 0,67
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,67
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,67
Seminários Totais 1 0,33
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular, o aluno deve:
- Aprofundar o desenvolvimento das qualidades físicas relacionadas com o treino e com a competição;
- Analisar, refletir e discutir, com base no conhecimento científico, os vários métodos, tarefas e protocolos e normas associadas à avaliação e controlo do treino e da competição nas várias modalidades desportivas.

Conteúdos programáticos

Estes temas serão abordados, debatidos e explorados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas e laboratoriais e seminários: 

  • Conceitos avançados de planeamento do treino
  • Desenvolvimento de atletas a longo prazo
  • Especificidades da mulher atleta
  • Controlo do processo de preparação
  • Planeamento e estratégias de performance desportiva - condições extremas
  • Pluridisciplinaridade e treino desportivo
  • Planeamento e estratégias de performance desportiva - fadiga e recuperação
  • Planeamento de viagens para competir
  • Gestão do treino + reduzir lesões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Domínio dos conhecimentos dos princípios, dos pressupostos e dos conceitos associados à periodização e ao planeamento, no âmbito das qualidades físicas. Compreensão da aplicabilidade do desenvolvimento das qualidade físicas em diferentes ambientes de treino e competição.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino compreende sessões de informação e exposição teórica sobre os conteúdos programáticos e também o envolvimento e sensibilização dos alunos para a aplicação prática dos mesmos, quer com o manuseamento de instrumentos de avaliação e controlo do treino quer na reflexão e discussão desses mesmos conteúdos. Nas aulas de ensino à distância (EaD) os conteúdos abordados pelos docentes serão essencialmente expositivos mas procurando que haja uma reflexão e análise constante por parte dos alunos bem como a descrição, caracterização e aplicação de diversos softwares.
A avaliação contínua dos estudantes concretiza-se na elaboração de dois trabalhos de âmbito científico, um individual e outro em grupo. O trabalho individual será em formato Poster e o de grupo será em formato Comunicação Oral.
Classificação Final=(50% Trabalho 1) + (50% Trabalho 2).
O Exame de Recurso será composto por uma prova escrita e uma prova oral: Classificação Final=(50% prova escrita) + (50% prova oral).


Avaliação

A avaliação contínua dos estudantes concretiza-se na elaboração de dois trabalhos de âmbito científico, um individual e outro em grupo. O trabalho individual será em formato Poster e o de grupo será em formato Comunicação Oral.
Classificação Final=(50% Trabalho 1) + (50% Trabalho 2).
O Exame de Recurso será composto por uma prova escrita e uma prova oral: Classificação Final=(50% prova escrita) + (50% prova oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para conhecer os conteúdos programáticos, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre os temas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bompa, T. &  Buzzichelli, C.(2015). Periodization Training for Sports. Champaigne: Human Kinetics.
Bompa, T. &  Buzzichelli, C.(2015). Periodization: Theory and Methodology of Training. Champaigne: Human Kinetics.
Raposo, V. (2017). Planeamento do Treino Desportivo. Lisboa: Visão e Contextos.
Sequeira, P. (2015). Metodologia de Treino: Implicações para a Formação do Treinador de Desportos Coletivos". In Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer, 87-110. Lisboa: Visão e Contextos.
Fernandes, R.; Ceylan, H.¿.; Clemente, F.M.; Brito, J.P.; Martins, A.D.; Nobari, H.; Reis, V.M.; Oliveira, R. In¿Season Microcycle Quantification of Professional Women Soccer Players¿External, Internal and Wellness Measures. Healthcare 2022, 10, 695. https://doi.org/10.3390/healthcare10040695
Padinha, V (2020). Avaliação e Controlo do Treino. Em Futebol do Treino à Competição (pp. 183-195). Prime Books.