Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos - A profissão de treinador nos diversos contextos de intervenção profissional : a competição; o treino; a direção técnica; a formação e treino de treinadores. O processo de planeamento do treino em alta-competição e as metodologias de aplicação e de controlo do plano. A intervenção pedagógica e profissional do treinador em alta-competição e as estratégias utilizadas nos diversos contextos. O processo de avaliação e controlo do processo de treino e as metodologias utilizadas.
Competências - Analisar o processo de planeamento e utilizar as técnicas e estratégias da execução do plano em ambiente real ou virtual. Analisar e refletir sobre a intervenção profissional, bem como estudar casos de boas práticas de intervenção dos treinadores.
Atitudes - Refletir sobre as perspetivas éticas do desporto, bem como discutir os conceitos e as práticas de ¿fair play¿ no desporto. Promover, interpretar e discutir um código de conduta profissional dos treinadores.
Conteúdos programáticos
Unidade 1 - A condução de grupos de praticantes em contexto desportivo, em alta-competição
Tema 1 - Planeamento
Decisões de plano dos treinadores
Definição de objetivos
Tema 2 - Instrução
Direção e orientação das atividades
Tema 3 - Competição
Preleção de preparação da competição
Instrução durante a competição
Tema 4 - Observação e feedback pedagógico
Avaliar e conhecer os praticantes
Elogiar e corrigir
Tema 5 - Clima relacional
Motivação e satisfação dos atletas
Utilizar a comunicação verbal e não-verbal
Tema 6 - Ética e fair play em desporto
Definição das regras de conduta
Unidade 2 - O processo de desenvolvimento desportivo ¿ a intervenção pedagógica e profissional do treinador expert (grau III)
Tema 7 - Treinador e intervenção social em alta-competição
Desenvolvimento desportivo: uma perspetiva sistémica e multifatorial da prática desportiva
Tema 8 - A profissão de treinador em alta-competição
Os treinadores experts (grau III e IV) como elementos nucleares do desenvolvimento desportivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas abordados refletem as principais dimensões da intervenção pedagógica do treinador no seu exercício profissional, ao nível da elevada performance e da alta-competição. Assim, cada tema terá um desenvolvimento significativo, com corpo teórico adequado, de modo que o mestrando possa explorar os artigos e investigações realizadas, podendo assim tornar-se referências para a sua prática profissional ou de investigação. As práticas de investigação aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões de aplicação dos temas e instrumentos abordados (questionários - Google forms; entrevistas - Nvivo);
Utilização de metodologias de ensino à distância (plataformas moodle e zoom), utilizando computadores individuais;
Elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes (plataforma B-on; software Zotero);
Fichas de avaliação sectoriais em funções de temas de conteúdo;
Sessões de desenvolvimento de modelos concretos ou virtuais de investigação aplicada;
Sessões de informação e exposição de conteúdos
Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate;
Utilização eventual de fórum online ou presencial na unidade curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos;
Utilização de vídeos para análises ¿in loco¿ de determinados conteúdos;
Aplicação de sistemas de observação para potenciar análises e debates nas aulas e nos fóruns;
Alguns elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
Sessões de seminário aplicadas aos instrumentos de investigação utilizados nesta área da Pedagogia do Desporto.
Avaliação
Processos de avaliação disponíveis
Avaliação Contínua e Exame Final
Condições de acesso e critérios de adesão a cada processo de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, conforme previsto no artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM, uma vez que se define neste programa, para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas (teóricas, teórico-práticas e práticas de laboratório).
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, realizando o exame final, devendo dirigir informação escrita ao regente.
Elementos de avaliação exigidos, métodos utilizados e critérios de ponderação
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através de quatro fichas de avaliação que são implementadas nas aulas e no horário fora das aulas, que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos. As Fichas de Avaliação são individuais e incluem a matéria lecionada nas aulas e a pesquisa bibliográfica efetuada pelos estudantes sobre os temas em estudo.
O Exame Final compreende uma prova escrita e uma prova oral, e só é aplicado aos alunos que optem formalmente por não efetuar a avaliação contínua, devendo dirigir informação escrita ao regente.
Cálculo da avaliação final em cada processo de avaliação
Avaliação Contínua = Média das classificações das 3 Fichas de Avaliação
Exame Final = (0,50 * Exame escrito) + (0,50 * Exame oral), sendo que para acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.
Regime específico para alunos em situação especial
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas abordados são realizados, presencialmente e à distância, através de exposição teórica e reflexiva, apresentando as diferentes referências e estudos sobre os temas. Esta metodologia possibilita a reflexão sobre os processos pedagógicos e sobre os resultados da investigação, permitindo aos alunos o desenvolvimento das tarefas das metodologias mais interativas e mais centradas sobre a sua performance. Os exercícios de avaliação possibilitam um investimento individual no conhecimento mais adequado aos interesses específicos dos alunos. Deste modo, os alunos desenvolvem a sua autonomia, a pesquisa e o projeto de investigação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Clements, A. & Meyler, J. (2017). The effect
of qualification level on soccer match coach behaviour: a mixed methods study. Europ J Phy Edu Sport Science. Vol. 3 (10). Gerben A. van Kleef, Arik Cheshin, Lukas F.
Koning & Svenja A. Wolf (2019). Emotional games: How coaches' emotional
expressions shape players' emotions, inferences, and team performance. Psychology
of Sport and Exercise. Vol 41 (March 2019). Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV. Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Rosado, A., Mesquita, I., Breia, E. & Januário, N. (2008). Athlete's Retention of Coach's Instruction on
Task Presentation and Feedback, International. Journal of Performance Analysis
in Sport, 8:1, 19-30.
Teques, P., Duarte, D. & Viana, J. (2019). Coaches' Emotional Intelligence and Reactive Behaviors in Soccer Matches: Mediating Effects of Coach Efficacy Beliefs. Front. Psychol. 10:1629.