Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos competências para: I. Identificar e compreender os fatores neuromusculares que influenciam as diferentes capacidades físicas; II. Compreender a contribuição da Eletromiografia para o estudo da função neuromuscular; III. Dominar os procedimentos de recolha e tratamento de sinais através da Electromiografia; IV. Com base em dados cinemáticos e de EMG descrever os padrões de coordenação e fadiga muscular. V. Conhecer os diferentes métodos e instrumentos de avaliação da função neuromuscular.
Conteúdos programáticos
1. Características e funções mecânicas do músculo-esquelético; 2. Adaptações neuromusculares e neurais ao treino;
3. Eletromiografia: Enquadramento, métodos e aplicações; 4. Coordenação intramuscular e intermuscular; fadiga neuromuscular; 5. Análise e interpretação de sinais electromiográficos; 6. Métodos invasivos e não invasivos de análise do comportamento do músculo-esquelético: Biópsia Muscular, Ultrasonografia, Ressonância Magnética.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia aplicada deve ser focada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde todo o seu trabalho contribuirá muito para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas serão aplicas em aulas teóricas, prático e laboratorial e seminários:
Conteúdos 1. - Objetivos I.
Conteúdos 2 - Objetivos I.
Conteúdos 3 - Objetivos II.
Conteúdos 4 - Objetivos III
Conteúdos 5 - Objetivos III e IV.
Conteúdos 6 - Objetivos V.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas teóricas serão efetuadas em regime de ensino á distancia (EaD), com exposição de matérias através de recursos expositivos (PPT), interativos (mentimeter) e ainda recurso a debates sobre os temas expostos.
Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate; Seminários (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos; Criação de tópicos de debate sobre as temáticas abordadas; Apresentação das atividades e tarefas com explicação das características, objetivos e possibilidades de realização noutros contextos; Criação, análise e experimentação de exercícios de treino; Observação e recolha de dados relativos às situações de exercício de treino com recurso a equipamentos de: Electromiografia, Dinamómetros e Banco Isocinético; Visitas de estudo; Análise crítica e discussão de artigos de referência com especial ênfase nos pontos Metodologia e Resultados. Tratamento de dados com recurso aos softwares Python e Rstudio.
Avaliação
Avaliação Contínua: Os alunos devem participar 2/3 das presenças e indicar qual a avaliação que pretendem fazer. Para serem aprovados, os alunos devem obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores cada um dos domínios de avaliação contínua. A nota final deve ser igual ou superior a 10, nos seguintes parâmetros; 1) Trabalho Escrito 1 (40%); 2) Trabalho Escrito 2 (40%); 3) Apresentação e Defesa de Trabalho (20%). Avaliação por exame: prova escrita (50%) e prova oral (50%). Para aceder à prova oral, os alunos devem obter uma nota mínima de 8 pontos e a nota final deve ser igual ou superior a 10 pontos. Estudantes em situações especiais: conforme estabelecido no artigo 19.º dos Regulamentos de Avaliação do Conhecimento e das Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que são fundamentalmente baseadas em situações práticas reais, procurando abordar todos os conteúdos programáticos definidos e visam atingir os objetivos da unidade curricular.
A metodologia utilizada irá priorizar o ensino presencial, garantindo que a melhoria do conhecimento dos alunos é realizada comparando as dificuldades encontradas na resolução das tarefas propostas nas classes práticas teóricas com o conhecimento adquirido através do estudo da bibliografia fornecida e as discussões organizadas nas aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Basmajian J., De Luca C. (1985). Muscle alive their functions revealed by electromyography. Williams and Wilkins. Baltimore. De Luca CJ, Adam A, Wotiz R, Gilmore LD, and Nawab SH. (2006). Decomposition of surface EMG signals. Journal of Neurophysiology 96: 1646-1657. Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics: Champaign. IL. Hermens, H., Freriks, B., Merletti, R., Stegemen, D., Blok, J., Rau, G., Disselhorst-Klug, C., Hägg, G. (1999) European Recommendations for Surface Electromyography, Roessingh Research and Development. The Netherlands. Pezarat-Correia, P. (2012). Aparelho Locomotor, Volume II: Coordenação Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. Lisboa: Edições FMH. Walter, H., Nigg, B.M. (2007). Biomechanics of the muscle skeletal System (3rd edition). Willey. Villa-Chã, C. (2014). Neuromuscular Adaptations to Endurance and Strength Training. Lambert Academic Publisher.