Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer o enquadramento histórico e institucional da modalidade; Dominar as técnicas e estratégias avançadas da modalidade; Aplicar os principais instrumentos específicos de condução e avaliação do processo de treino da modalidade; Conhecer conceitos essenciais e específicos da Modalidade; Experienciar diferentes sistemas de observação que objetivem a análise e a interpretação do treino desportivo; Analisar e refletir sobre os resultados mais significativos da investigação na modalidade desportiva, nas suas implicações teóricas e metodológicas; Observar, analisar e refletir sobre as performances dos atletas e das equipas de alto rendimento em situações de treino e competição; Manipular instrumentos de observação que objetivem a análise e a interpretação de dados da modalidade.
Conteúdos programáticos
1. Planeamento, intervenção (treino/competição) e avaliação/reflexão técnica e tática da modalidade no alto rendimento;
2. Técnica Individual;
3. Tática individual (se aplicável na modalidade desportiva);
4. Tática coletiva (se aplicável na modalidade desportiva);
5. Estratégia (se aplicável na modalidade desportiva);
6. Tecnologia e inovação aplicada à modalidade desportiva;
7. Avaliação e controlo do Treino (com a utilização de metodologias e instrumentos adaptados à modalidade desportiva);
8. Desenvolvimento das Qualidades Físicas e periodização das capacidades motoras;
9. Investigação aplicada à modalidade;
10. Desporto adaptado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão em conformidade com os objetivos estabelecidos utilizando-se metodologias que promovam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático da modalidade, onde os estudantes experienciam, simulam a aplicam atividades vivenciadas na prática profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino compreende sessões de informação e exposição teórica de conteúdos; aulas de aplicação prática com o manuseamento de instrumentos de observação e análise e de avaliação e controlo do treino; aulas práticas de aplicação em ambiente real de intervenção profissional; sessões teórico-práticas de análise, reflexão e discussão dos conteúdos abordados. Aulas de partilha com profissionais de referência na área. Seminários e estágios técnico-pedagógicos. Para o ensino à distância (EaD) os conteúdos serão expositivos, reflexivos e/ou de utilização prática de diversos softwares. O processo avaliativo compreende a avaliação contínua (época normal) e/ou a avaliação final (época de recurso). A especificidade de cada avaliação é definida no PUC de cada modalidade desportiva.
Avaliação
Avaliação Contínua
Para que o aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação propostas.
Avaliações Teóricas (AT), Teórico-Práticas (TP e Práticas (P)
Especificidade das ponderações: definida por cada um dos docentes de cada modalidade.
No conjunto das avaliações (teórica e prática) os alunos não poderão ter uma classificação inferior a 9,5 valores.
Avaliação Final
Elementos de Avaliação:
Avaliação Prática (AP) - realizada em sistema de aula e/ou através da realização de teste (com questões de componente teórico-prática) e/ou através da realização de tarefa (com prazo de entrega delimitado);
Avaliação Teórica (AT) - realização de exame escrito
Avaliação Oral (AO) - realização exame oral.
Em todas as avaliações, o aluno terá de obter a classificação mínima de 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias utilizadas proporcionam aos alunos o estudo, a observação, o manuseamento de instrumentos, a experienciarão e aplicação prática, a analise e reflexão sobre a performance dos atletas e das equipas em contexto de treino e competição no alto rendimento.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
A bibliografia específica de cada modalidade é disponibilizada no respetivo programa de unidade curricular.