• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Modalidade Desportiva I

Código: MTD3004    Sigla: MD1
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 36 Despacho n.º 8813/2021 10 65 200

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 1,33
Ensino Prático e Laboratorial: 1,33
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,27
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,13
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,13
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,13
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
A contratar_ Mestrado   5,80
Abel Aurélio Abreu Figueiredo   0,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,27
Daniel Almeida Marinho   0,33
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,87
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,87
Marco António Colaço Branco - ESD   0,00
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,80
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   0,00
Paulo Sérgio Quitério Luís - ESD   0,33
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,27
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,33
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,67
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,67
Seminários Totais 1 0,67
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,33
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,33
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
A contratar_ Mestrado   0,80
Abel Aurélio Abreu Figueiredo   0,60
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   1,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,20
João Pedro Jorge Simões - ESD   1,20
Marco António Colaço Branco - ESD   0,60
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,40
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD Responsável
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o enquadramento histórico e institucional da modalidade; Dominar as técnicas e estratégias avançadas da modalidade; Aplicar os principais instrumentos específicos de condução e avaliação do processo de treino da modalidade; Conhecer conceitos essenciais e específicos da Modalidade;  Experienciar diferentes sistemas de observação que objetivem a análise e a interpretação do treino desportivo; Analisar e refletir sobre os resultados mais significativos da investigação na modalidade desportiva, nas suas implicações teóricas e metodológicas; Observar, analisar e refletir sobre as performances dos atletas e das equipas de alto rendimento em situações de treino e competição; Manipular instrumentos de observação que objetivem a análise e a interpretação de dados da modalidade.

Conteúdos programáticos

1. Planeamento, intervenção (treino/competição) e avaliação/reflexão técnica e tática da modalidade no alto rendimento; 

2. Técnica Individual; 
3. Tática individual (se aplicável na modalidade desportiva); 
4. Tática coletiva (se aplicável na modalidade desportiva); 
5. Estratégia (se aplicável na modalidade desportiva); 
6. Tecnologia e inovação aplicada à modalidade desportiva;
7. Avaliação e controlo do Treino (com a utilização de metodologias e instrumentos adaptados à modalidade desportiva); 
8. Desenvolvimento das Qualidades Físicas e periodização das capacidades motoras;
9. Investigação aplicada à modalidade;
10. Desporto adaptado. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão em conformidade com os objetivos estabelecidos utilizando-se metodologias que promovam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático da modalidade, onde os estudantes experienciam, simulam a aplicam atividades vivenciadas na prática profissional. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino compreende sessões de informação e exposição teórica de conteúdos; aulas de aplicação prática com o manuseamento de instrumentos de observação e análise e de avaliação e controlo do treino; aulas práticas de aplicação em ambiente real de intervenção profissional; sessões teórico-práticas de análise, reflexão e discussão dos conteúdos abordados. Aulas de partilha com profissionais de referência na área. Seminários e estágios técnico-pedagógicos. Para o ensino à distância (EaD) os conteúdos serão expositivos, reflexivos e/ou de utilização prática de diversos softwares. O processo avaliativo compreende a avaliação contínua (época normal) e/ou a avaliação final (época de recurso). A especificidade de cada avaliação é definida no PUC de cada modalidade desportiva. 


Avaliação

Avaliação Contínua

Para que o aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação propostas.

Avaliações Teóricas (AT), Teórico-Práticas (TP e Práticas (P)

Especificidade das ponderações: definida por cada um dos docentes de cada modalidade.

No conjunto das avaliações (teórica e prática) os alunos não poderão ter uma classificação inferior a 9,5 valores.

Avaliação Final

Elementos de Avaliação:

Avaliação Prática (AP) - realizada em sistema de aula e/ou através da realização de teste (com questões de componente teórico-prática) e/ou através da realização de tarefa (com prazo de entrega delimitado);
  • Avaliação Teórica (AT) - realização de exame escrito
  • Avaliação Oral (AO) - realização exame oral.

Em todas as avaliações, o aluno terá de obter a classificação mínima de 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias utilizadas proporcionam aos alunos o estudo, a observação, o manuseamento de instrumentos, a experienciarão e aplicação prática, a analise e reflexão sobre a performance dos atletas e das equipas em contexto de treino e competição no alto rendimento. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

A bibliografia específica de cada modalidade é disponibilizada no respetivo programa de unidade curricular.