Código: | MTD3005 | Sigla: | PTD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MTD | 35 | Despacho n.º 8813/2021 | 1º | 5 | 40 | 125 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Procura-se que nesta UC os alunos do Mestrado em Desporto sejam capazes de:
-Analisar a influência dos fatores psicológicos no comportamento humano e no rendimento desportivo.
-Identificar e descrever fatores psicológicos que afetam o investimento na prática competitiva de alto rendimento
-Estudar alguns métodos e técnicas de treino psicológico, destinadas a melhorar e otimizar o rendimento e o comportamento em contextos de alto rendimento.
-Identificar e descrever os principais acontecimentos críticos que influenciam os estados psicológicos dos atletas.
A interação entre os diferentes elementos intervenientes no processo desportivo (participante, treinador e meio envolvente) e sua influência no alto rendimento, constituem o programa base desta UC. Deste modo, são estudados os seguintes conteúdos:
- A abordagem pessoal do processo desportivo
- Métodos de recolha de informação psicológica
- O treino psicológico
- A preparação das grandes competições
- A carreira do praticante e os acontecimentos críticos
- O papel do psicólogo do desporto
Os conteúdos programáticos concorrem para o principal objetivo da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar algumas técnicas de treino psicológico de forma integrada, começando com a análise de conceitos basilares e estruturais, passando pelas aplicações práticas e terminando na análise de temas emergentes na confluência do treino e da psicologia, nomeadamente o coaching
As aulas teóricas serão efetuadas em regime de ensino á distancia (EaD), com exposição de matérias através de recursos expositivos (PPT), interativos (mentimeter) e ainda recurso a debates sobre os temas expostos. Por vezes será ainda usada metodologia de sala de aula invertida e estudos de caso. Nas aulas teórico-práticas privilegia-se a interação documental, instrumental e grupal.
O modelo base é o da avaliação contínua, sendo os alunos avaliados através da realização de um trabalho de investigação e respetiva apresentação e discussão:
- Um trabalho individual - 80%.
- Apresentação e discussão do trabalho - 20%
Será obrigatório cumprir dois terços de presenças das aulas lecionadas (T, TP e S).
Os estudantes que optarem pelo modelo de avaliação por exame, serão avaliados através da realização de um trabalho e respetiva apresentação e discussão.
- Trabalho individual - 60%
- Apresentação e discussão do trabalho - 40%
O programa foi construído no pressuposto de que, numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica, e que numa segunda fase os deverão mobilizar para o desenvolvimento de um trabalho.
Borrego, C., et al (2021). Disentangling the Effects of Ego-Involving and Task-Involving Climate Perceptions on Cohesion in Youth Sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 10(4), 558-570.
Domingos, C., Silva, C. M., Antunes, A., Prazeres, P., Esteves, I., & Rosa, A. C. (2021). The Influence of an Alpha Band Neurofeedback Training in Heart Rate Variability in Athletes. IJERPH, 18(23).
Gonzalez-Hernandez, J., Silva, C. M., et al. (2021). Effects of Commitment on Fear of Failure and Burnout in Teen Spanish Handball Players. Front Psychol, 12, 640044.
Silva, C., & Borrego, C. (2013). Visualização Mental . Revista da UIIPS, 1, 300-337.
Tenembaum, G & Ecklund, R (2019). Handbook of sport psychology (4th ed.). New York: Wiley
Weinberg, R.S. & Gould, D. (Ed.), (2023). Foundations of Sport and Exercise Psychology (8th ed.). Champaign: Human Kinetics. ISBN: 9781718216587
Williams, J. M., & Krane, V. (2020). Applied Sport Psychology: Personal Growth to Peak Performance. McGraw-Hill Education.