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Psicologia do Treino Desportivo

Código: MTD3005    Sigla: PTD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 35 Despacho n.º 8813/2021 5 40 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 1,66
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,66
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,67
Seminários Totais 1 0,33
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,27
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que nesta UC os alunos do Mestrado em Desporto sejam capazes de:
-Analisar a influência dos fatores psicológicos no comportamento humano e no rendimento desportivo.
-Identificar e descrever fatores psicológicos que afetam o investimento na prática competitiva de alto rendimento
-Estudar alguns métodos e técnicas de treino psicológico, destinadas a melhorar e otimizar o rendimento e o comportamento em contextos de alto rendimento.
-Identificar e descrever os principais acontecimentos críticos que influenciam os estados psicológicos dos atletas.

Conteúdos programáticos

A interação entre os diferentes elementos intervenientes no processo desportivo (participante, treinador e meio envolvente) e sua influência no alto rendimento, constituem o programa base desta UC. Deste modo, são estudados os seguintes conteúdos:
- A abordagem pessoal do processo desportivo
- Métodos de recolha de informação psicológica
- O treino psicológico
- A preparação das grandes competições
- A carreira do praticante e os acontecimentos críticos
- O papel do psicólogo do desporto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos concorrem para o principal objetivo da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar algumas técnicas de treino psicológico de forma integrada, começando com a análise de conceitos basilares e estruturais, passando pelas aplicações práticas e terminando na análise de temas emergentes na confluência do treino e da psicologia, nomeadamente o coaching

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas teóricas serão efetuadas em regime de ensino á distancia (EaD), com exposição de matérias através de recursos expositivos (PPT), interativos (mentimeter) e ainda recurso a debates sobre os temas expostos. Por vezes será ainda usada metodologia de sala de aula invertida e estudos de caso. Nas aulas teórico-práticas privilegia-se a interação documental, instrumental e grupal.


Avaliação

O modelo base é o da avaliação contínua, sendo os alunos avaliados através da realização de um trabalho de investigação e respetiva apresentação e discussão:
- Um trabalho individual - 80%.
- Apresentação e discussão do trabalho - 20%
Será obrigatório cumprir dois terços de presenças das aulas lecionadas (T, TP e S).
Os estudantes que optarem pelo modelo de avaliação por exame, serão avaliados através da realização de um trabalho e respetiva apresentação e discussão.
- Trabalho individual - 60%
- Apresentação e discussão do trabalho - 40%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa foi construído no pressuposto de que, numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica, e que numa segunda fase os deverão mobilizar para o desenvolvimento de um trabalho. 

Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borrego, C., et al (2021). Disentangling the Effects of Ego-Involving and Task-Involving Climate Perceptions on Cohesion in Youth Sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 10(4), 558-570.
Domingos, C., Silva, C. M., Antunes, A., Prazeres, P., Esteves, I., & Rosa, A. C. (2021). The Influence of an Alpha Band Neurofeedback Training in Heart Rate Variability in Athletes. IJERPH, 18(23).
Gonzalez-Hernandez, J., Silva, C. M., et al. (2021). Effects of Commitment on Fear of Failure and Burnout in Teen Spanish Handball Players. Front Psychol, 12, 640044.
Silva, C., & Borrego, C. (2013). Visualização Mental . Revista da UIIPS, 1, 300-337.
Tenembaum, G & Ecklund, R (2019). Handbook of sport psychology (4th ed.). New York: Wiley
Weinberg, R.S. & Gould, D. (Ed.), (2023). Foundations of Sport and Exercise Psychology (8th ed.). Champaign: Human Kinetics. ISBN: 9781718216587
Williams, J. M., & Krane, V. (2020). Applied Sport Psychology: Personal Growth to Peak Performance. McGraw-Hill Education.