Código: | MTD3006 | Sigla: | PID | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MTD | 36 | Despacho n.º 8813/2021 | 1º | 3 | 20 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A unidade curricular pretende desenvolver competências que concorram para a formação especializada e para o conhecimento tecnico e/ou científico no contexto profissional do Desporto, Treino Desportivo.
Desta forma, através da realização do projeto de estágio ou da elaboração da dissertação, os objetivos são os seguintes: a) Aprofundar conhecimentos previamente adquiridos específicos ao contexto do alto rendimento; b) Desenvolver competências de investigação através do estudo, desenvolvimento e aplicação de metodologias e instrumentos de produção de conhecimento adaptados ao contexto do Desporto; c) Desenvolver a capacidade para integração em equipas de investigação; d) Desenvolver a capacidade de ligação à comunidade, ao contexto socioprofissional, às instituições ou a centros de investigação
Considerando os objetivos da unidade curricular de fornecer autonomia ao aluno na realização das tarefas relacionadas com a elaboração de um projeto de investigação, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na estrutura e nos procedimentos fundamentais para a realização do mesmo.
Foram definidas metodologias que alternam entre situações expositivas, com outras de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno, proporcionando trajetórias de aprendizagem flexíveis e métodos individualizados baseados na escolha e na iniciativa. O ensino baseado no diálogo, e o trabalho colaborativo em pequenos grupos. Pretende-se que, desta forma, os alunos assimilem os conteúdos programáticos definidos e alcancem os objetivos da unidade curricular.
Avaliação Contínua
a) Apresentação do tema, revisão bibliográfica e metodologia (15%)
10 minutos pitch, trabalho individual
b) Trabalho de projeto dissertação ou estágio (85%)
Trabalho escrito (60%) + Defesa oral (25%)
15 minutos, individual
É obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 10 valores nos elementos de avaliação de trabalho de projeto e defesa oral, para se considerar aprovado na unidade curricular.
Avaliação Final: Prova escrita individual (25%, obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 8 valores); projeto de investigação (50%, não presencial) e a sua apresentação e defesa oral (25%, presencial).
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de aplicação dos conhecimentos visando alcançar os objetivos da unidade curricular. Por esta razão, o aluno deverá, até ao decorrer da 4.ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir a primeira tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação. Em Exame Final, todos os elementos de avaliação são realizados individualmente. Em Época de Exame, os estudantes poderão realizar elementos de avaliação, caso esta situação esteja previamente definida pelo Regente e indicados os alunos nessas condições. Avaliação Contínua: Elementos de avaliação desenvolvidos nas horas de contacto (25%); trabalho de projeto de investigação realizado durante as horas de não contacto (50%), e a sua apresentação (a definir: apresentação ou poster) e defesa oral (25%, presencial). É obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 10 valores nos elementos de avaliação de trabalho de projeto e defesa oral, para se considerar aprovado na unidade curricular. Avaliação Final: Prova escrita individual (25%, obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 8 valores); projeto de investigação (50%, não presencial) e a sua apresentação e defesa oral (25%, presencial).
Bento, T. (2014) ¿Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação¿. Motricidade, vol. 10, n. 2, pp. 107-123 DOI: 10.6063/motricidade.10(2).3699
Brinberg, D. (1988) - Validity and The Research Process, SAGE Publications, Inc. Newbury Park
Frada, J.J. (2006 ) ¿ Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos. Ed. Cosmos Hill, M. M. & Hill, A. (2000) ¿ Investigação por Questionário. Edições Sílabo, Lisboa.
Knudson, D.V. & Morrison, G. S. (1997) ¿ Qualitative Analysis of Human Movement. Human Kinetics, Champaign, IL.
Leedy, P. D. (1997) ¿ Pratical Research, Planning and Design. Prentice-Hall, Inc., New Jersey.
Thomas, J. R. & Nelson, J. K. (1996) ¿ Research Methods in Physical Activity. Human Kinetics, Champaign, IL. Tuckman, B.W.