• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3007
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Métodos de Análise em Observação

Código: MTD3007    Sigla: MAO
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 35 Despacho n.º 8813/2021 5 25 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Teórico-Práticas: 0,67
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,67
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os alunos devem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível de um primeiro ciclo nas áreas das Ciências do Desporto os desenvolvam, aprofundem e apliquem na área da Observação e Análise. 
Os alunos devem revelar conhecimentos que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e aplicações originais, em contexto de investigação e investigação aplicada na Observação do Treino e da Competição aplicadas ao seu ambiente profissional;
 Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades, utilizando as metodologias abordadas no processo de formação específico da área da Observação e Análise.

Conteúdos programáticos

Os diferentes métodos de análise e a sua evolução histórica.
A metodologia observacional.
Para que serve a observação e a análise no treino e na competição. 
A tecnologia disponível para a observação e a análise no treino e na competição. 
Utilização de metodologias e instrumentos para a observação e a análise no treino e na competição. 
As etapas do processo de construção e validação de instrumentos de observação e a análise no treino e na competição. 
Conhecimento técnico-científico na área observação e a análise no treino e na competição. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os temas abordados refletem as principais metodologias na área da análise e observação no treino e na alta-competição. Assim, cada tema terá um desenvolvimento significativo, com corpo teórico adequado, de modo a que o mestrando possa explorar os artigos e investigações realizadas, podendo assim tornar-se referências para a sua prática profissional ou de investigação. As práticas de investigação aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Utilização de uma plataforma de e-learning para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos e partilha de informação; 
Utilização de fóruns de debate; 
Incentivo à construção dos seus próprios sistemas de observação; 
Utilização de vídeos para análises in loco de determinados conteúdos; 
Aplicação de sistemas de observação para potenciar análises e debates nas aulas e nos fóruns.


Avaliação

A avaliação contínua consiste na Construção e desenvolvimento de um sistema de Observação, na qual são efetuadas as seguintes tarefas: Tarefa 1 - Apresentação preliminar do sistema (15%) / Tarefa 2 - Apresentação final do sistema (25%) / Trabalho final (60%, com classificação mínima de 9,5 valores).
A avaliação final é constituída por um trabalho que contenha todos os passos na construção de um sistema de observação bem como a justificação da sua aplicabilidade.  A classificação mínima são 9,5 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular tem como objetivo transmitir conhecimentos e competências teórico-práticas que permitam ao profissional de desporto utilizar, construir e validar sistemas de observação bem como analisar e interpretar dados que decorram da utilização de sistemas de observação no treino e na competição pelo que é fundamental que as aulas promovam um ambiente de discussão, partilha, reflexão e possibilidade prática de utilização dos instrumentos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barbosa, A. & Resende, R. (2022). Futebol - Observação Análise Intervenção. Prime Books.
Prudente, J., Sousa, D., Sequeira, P., López-López, J. A., & Hernández-Mendo, A. (2017). El análisis de la influencia del tiempo de juego y la puntuación parcial sobre el comportamiento táctico en el ataque en balonmano, utilizando la técnica de coordenadas polares. Anales de Psicología / Annals of Psychology, 33(3), 515-529.
Santos, F. J. L. dos, Belchior, D. ., Rodrigues, M., Sousa, P. M., Pinheiro, V., & Correia, M. (2022). Análisis de goles en la Copa del Mundo de Rusia 2018. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(1), 256-278.
Santos, F.; Brito, B.; Rodrigues, B.; Ferreira, B. et al. (2021). Análisis observacional de las acciones del joven portero del fútbol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(3), 32-47.
Sarmento, H., Clemente, F.M., Afonso, J. et al. (2022). Match Analysis in Team Ball Sports: An Umbrella Review of Systematic Reviews and Meta-Analyses. Sports Med - Open 8, 66.