Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os alunos devem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível de um primeiro ciclo nas áreas das Ciências do Desporto os desenvolvam, aprofundem e apliquem na área da Observação e Análise.
Os alunos devem revelar conhecimentos que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e aplicações originais, em contexto de investigação e investigação aplicada na Observação do Treino e da Competição aplicadas ao seu ambiente profissional;
Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades, utilizando as metodologias abordadas no processo de formação específico da área da Observação e Análise.
Conteúdos programáticos
Os diferentes métodos de análise e a sua evolução histórica.
A metodologia observacional.
Para que serve a observação e a análise no treino e na competição.
A tecnologia disponível para a observação e a análise no treino e na competição.
Utilização de metodologias e instrumentos para a observação e a análise no treino e na competição.
As etapas do processo de construção e validação de instrumentos de observação e a análise no treino e na competição.
Conhecimento técnico-científico na área observação e a análise no treino e na competição.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas abordados refletem as principais metodologias na área da análise e observação no treino e na alta-competição. Assim, cada tema terá um desenvolvimento significativo, com corpo teórico adequado, de modo a que o mestrando possa explorar os artigos e investigações realizadas, podendo assim tornar-se referências para a sua prática profissional ou de investigação. As práticas de investigação aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Utilização de uma plataforma de e-learning para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos e partilha de informação;
Utilização de fóruns de debate;
Incentivo à construção dos seus próprios sistemas de observação;
Utilização de vídeos para análises in loco de determinados conteúdos;
Aplicação de sistemas de observação para potenciar análises e debates nas aulas e nos fóruns.
Avaliação
A avaliação contínua consiste na Construção e desenvolvimento de um sistema de Observação, na qual são efetuadas as seguintes tarefas: Tarefa 1 - Apresentação preliminar do sistema (15%) / Tarefa 2 - Apresentação final do sistema (25%) / Trabalho final (60%, com classificação mínima de 9,5 valores).
A avaliação final é constituída por um trabalho que contenha todos os passos na construção de um sistema de observação bem como a justificação da sua aplicabilidade. A classificação mínima são 9,5 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo transmitir conhecimentos e competências teórico-práticas que permitam ao profissional de desporto utilizar, construir e validar sistemas de observação bem como analisar e interpretar dados que decorram da utilização de sistemas de observação no treino e na competição pelo que é fundamental que as aulas promovam um ambiente de discussão, partilha, reflexão e possibilidade prática de utilização dos instrumentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbosa, A. & Resende, R. (2022). Futebol - Observação Análise Intervenção. Prime Books.
Prudente, J., Sousa, D., Sequeira, P., López-López, J. A., & Hernández-Mendo, A. (2017). El análisis de la influencia del tiempo de juego y la puntuación parcial sobre el comportamiento táctico en el ataque en balonmano, utilizando la técnica de coordenadas polares. Anales de Psicología / Annals of Psychology, 33(3), 515-529.
Santos, F. J. L. dos, Belchior, D. ., Rodrigues, M., Sousa, P. M., Pinheiro, V., & Correia, M. (2022). Análisis de goles en la Copa del Mundo de Rusia 2018. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(1), 256-278.
Santos, F.; Brito, B.; Rodrigues, B.; Ferreira, B. et al. (2021). Análisis observacional de las acciones del joven portero del fútbol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(3), 32-47.
Sarmento, H., Clemente, F.M., Afonso, J. et al. (2022). Match Analysis in Team Ball Sports: An Umbrella Review of Systematic Reviews and Meta-Analyses. Sports Med - Open 8, 66.