• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3008
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise da Performance Desportiva

Código: MTD3008    Sigla: APD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 34 Despacho n.º 8813/2021 4 25 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Teórico-Práticas: 0,67
Ensino Prático e Laboratorial: 0,33
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,33
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,33
Seminários Totais 1 0,33
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os modelos da competência de análise e avaliação da performance desportiva como ferramenta do processo de treino e competição em Desporto; A. Identificar e descrever a intervenção do contexto desportivo como dimensão de análise observacional B. Identificar e descrever os elementos básicos para a avaliação da execução dos atletas . Conhecer e executar a análise e a observação das habilidades desportivas elementares e especificas, bem como as qualidades físicas , assegurando o exercício das competências de analise, avaliação e prescrição no processo de rendimento desportivo. Avaliar os praticantes e equipa no contexto de treino e competição dos praticantes, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcançados. Organizar o registo de toda a informação da unidade de treino e da competição pertimente e monitorizar a informação.. Conhecer e executar a análise e a observação da performance dos atletas e treinadores.


Conteúdos programáticos

Conceitos de performance
Equipamentos e ferramentas para a performance desportiva.
protocolos de avaliação
1. Análise do desempenho desportivo
1,1 Conhecer a atividade e o desportista 1.2 Avaliação técnica 1.3 Avaliação táctica 1.4 Contextualização da análise do desempenho desportivo no processo de treino
2. modelo de análise do desempenho desportivo
2.1 Análise quantitativa 2.2 Análise qualitativa
3. Eficácia instrucional na análise do desempenho desportivo
3.1 Das estratégias instrucionais explícitas às implícitas 3.2 Demonstração: características, constrangimentos e estratégias 3.3 Feedback pedagógico: características, constrangimentos e estratégias 3.4 O recurso às tecnologias relacionadas com o feedback

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ao utilizar as conceitos, ferramentas, metodologias associadas á performance desportiva, o aluno passa a conhece-las e adquir competências para intervenção profissional.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate; Utilização de seminários (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos; Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate; Utilização de vídeos para análises, in loco, de determinados conteúdos; A produção dos elementos de avaliação é apoiada durante as aulas; Aplicação de fichas de avaliação no final de blocos de conteúdos.


Avaliação

Para acesso à avaliação contínua, os alunos terão de cumprir 2/3 de presenças (no mínimo) às aulas. A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Nota Final Final = (0,20 * Relatório 1) + (0,40 * Relatório 2) + (0,40 *Trabalho escrito) A Avaliação Final corresponde ao exame final, com uma prova escrita e uma prova oral. sendo a nota final a média das duas provas em ambos com nota superior 9,5 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os métodos de ensino utilizados são a exposição de conteúdos, a realização de exercícios e a discussão de tarefas inerentes a um caso de estudo. No ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquematica a ligação entre metodologias de ensino (ME) e os Objetivos da aprendizagem (OA)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rocha, F., Conceição, A., Mata, C., Narciso, J., Costa, A.M., Branco, M., Louro, H. (2021). Reaction forces and bone maturation in taekwondo: comparison with and without tatami. Human Movement 2023;24 (1)

Conceição, A., Costa, A.M., Silva, A., Sobreiro, P., Louro, H., (2020). Occlusion technique in swimming: a training method to improve exchange block time in swimming relays. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 60 (7): 957-964.

Santana, L., Sala, J., Louro, H., Collado-Mateo, D., Conceição, A., Pérez-Gomes, J. (2020). Effect of full body electrostimulation training (WB-EMS) on neuromuscular adaptations in untrained individuals - Randomized clinical trial, study protocol. Journal of Negative & No Positive Results 6(1):

Franks, I, and Hughes, M., (2008). The Essentials of Performance Analysis. Editora Routledg