• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3011
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão do Desporto

Código: MTD3011    Sigla: GD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 36 Despacho n.º 8813/2021 4 25 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   0,60
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,07
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   0,17
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,33
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,17
Seminários Totais 1 0,33
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   0,17
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,17

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD Responsável

Software

https://sourceforge.net/

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular de Gestão do Desporto pretende-se que os discentes sejam portadores de informação e conhecimento que lhes permita: a) Conhecer as diversas dimensões de Gestão do Desporto no desporto federado; b) Conhecer as principais funções das estruturas organizacionais; c) Desenvolver uma visão global do processo de planeamento e gestão da organização e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas; d). Identificar os elementos constituintes das funções de gestão de pessoas, marketing, eventos e instalações desportivas na perspetiva do treinador; e). Identificar formas de promoção do desporto; f). Compreender e aplicar adequadamente conceitos e terminologias utilizadas na área da gestão de equipas e na comunicação externa.

Conteúdos programáticos

1. Políticas de desenvolvimento do desporto; 2. Estratégia e planeamento estratégico no desenvolvimento do desporto; 3. Construção e gestão de equipas técnicas no desporto; 4. Gestão estratégica de equipas pluridisciplinares; 5. Gestão de conflitos e negociação; 6. Comunicação de marketing; 7. Tendências do consumo e da prática de desporto; 8. Promoção do desporto; 9. Empreendedorismo, inovação e qualidade nos serviços de desporto; 10. O treinador enquanto gestor, papéis chave.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Gestão do Desporto foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridas pelos alunos para o exercício da função de treinador de grau III e IV. Assim, de uma forma mais detalhada: O módulo 1 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo b);O módulo 2 dos conteúdos programáticos concretiza os objetivos d) e e);O módulo 3 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo c);O seminário concretiza os objetivos f) e g); No geral, os conteúdos programáticos concretizam o objetivo a).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada, individualmente e em grupo, através de análise de estudos de caso, resolução de problemas tipo e realização de fichas de aplicação de conteúdos. Exposição dos conteúdos, em regime presencial e com a utilização de ensino à distância (EaD) síncrono apoiada por meios escritos e audiovisuais; Leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos, relatórios, páginas de internet. 


Avaliação

A avaliação da unidade curricular pode ser realizada por avaliação contínua ou exame final.
Avaliação Contínua é constituída por dois trabalhos individuais e um relatório, avaliados de 0 a 20 valores. Cabe ao aluno escolher dois módulos distintos sobre os quais irá realizar os trabalhos individuais. Cada trabalho relativo a cada um dos módulos terá uma cotação de 40% e cada uma das apresentações 10%. Avaliação Contínua Final = trab.1 40% + trab.2 40% + Apres. 20% ( trab.1 + trab.2). Nenhum elemento de avaliação poderá ter uma classificação inferior a 8 valores, se tal acontecer o estudante terá de realizar a avaliação por exame final. A classificação final, para que haja aproveitamento na UC, terá de ser no mínimo 9,5 valores.

O Exame Final é constituído por dois trabalhos individuais (80%) e exame oral (20%). Exame final = Entrega e Apresentação de 2 trabalhos  80% + Exame Oral 20%. Nenhum trabalho poderá ter uma classificação inferior a 8 valores, se tal acontecer o estudante não terá acesso ao Exame Oral e estará reprovado. A classificação final, para que haja aproveitamento na UC, terá de ser no mínimo 9,5 valores.
As condições de realização dos trabalhos, para avaliação contínua e exame final, serão disponibilizadas aos estudantes na plataforma moodle da instituição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino visam a apropriação do conhecimento (Saber), a sua utilização em situações reais das organizações desportivas (Saber-fazer) e o reforço de atitudes e comportamentos (Saber-estar) adequados ao exercício profissional dos treinadores de nível superior.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Chelladurai, P., & Kim, A. C. H. (2022). Human resource management in sport and recreation. Human Kinetics.
Lussier, R. N. & Kimball, D. (2004). Sport Management, Principles, Applications, Skill Development. Ohio: Tomson.
MacIntosh, E. W., & Burton, L. (2018). Organizational behavior in sport management. Human Kinetics.
Santos, A. (2019). Organização: produzir serviços e produtos de desporto. Em Correia, A. & Biscaia, R. (Ed.) Gestão do Desporto: Compreender para Gerir (Cap. 14, 341-366). UTL/ Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 978-972-735-236-4.
Santos, A. (2022). A experiência do consumidor como orientação estratégica: alinhar o serviço, colaboradores e organização para criar uma vantagem competitiva. Em Silva, A. (Ed.), Empreendedorismo e Inovação no Desporto (Cap.10, 252-275). Quântica Editora. ISBN: 978-989-901-773-3.
Taylor, T., Doherty, A., & McGraw, P. (2015). Managing people in sport organizations: A strategic human resource management perspective. Routledge.