Código: | MTD3011 | Sigla: | GD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MTD | 36 | Despacho n.º 8813/2021 | 1º | 4 | 25 | 100 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
https://sourceforge.net/
No final da unidade curricular de Gestão do Desporto pretende-se que os discentes sejam portadores de informação e conhecimento que lhes permita: a) Conhecer as diversas dimensões de Gestão do Desporto no desporto federado; b) Conhecer as principais funções das estruturas organizacionais; c) Desenvolver uma visão global do processo de planeamento e gestão da organização e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas; d). Identificar os elementos constituintes das funções de gestão de pessoas, marketing, eventos e instalações desportivas na perspetiva do treinador; e). Identificar formas de promoção do desporto; f). Compreender e aplicar adequadamente conceitos e terminologias utilizadas na área da gestão de equipas e na comunicação externa.
1. Políticas de desenvolvimento do desporto; 2. Estratégia e planeamento estratégico no desenvolvimento do desporto; 3. Construção e gestão de equipas técnicas no desporto; 4. Gestão estratégica de equipas pluridisciplinares; 5. Gestão de conflitos e negociação; 6. Comunicação de marketing; 7. Tendências do consumo e da prática de desporto; 8. Promoção do desporto; 9. Empreendedorismo, inovação e qualidade nos serviços de desporto; 10. O treinador enquanto gestor, papéis chave.
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Gestão do Desporto foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridas pelos alunos para o exercício da função de treinador de grau III e IV. Assim, de uma forma mais detalhada: O módulo 1 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo b);O módulo 2 dos conteúdos programáticos concretiza os objetivos d) e e);O módulo 3 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo c);O seminário concretiza os objetivos f) e g); No geral, os conteúdos programáticos concretizam o objetivo a).
Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada, individualmente e em grupo, através de análise de estudos de caso, resolução de problemas tipo e realização de fichas de aplicação de conteúdos. Exposição dos conteúdos, em regime presencial e com a utilização de ensino à distância (EaD) síncrono apoiada por meios escritos e audiovisuais; Leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos, relatórios, páginas de internet.
As metodologias de ensino visam a apropriação do conhecimento (Saber), a sua utilização em situações reais das organizações desportivas (Saber-fazer) e o reforço de atitudes e comportamentos (Saber-estar) adequados ao exercício profissional dos treinadores de nível superior.
Chelladurai, P., & Kim, A. C. H. (2022). Human resource management in sport and recreation. Human Kinetics.
Lussier, R. N. & Kimball, D. (2004). Sport Management, Principles, Applications, Skill Development. Ohio: Tomson.
MacIntosh, E. W., & Burton, L. (2018). Organizational behavior in sport management. Human Kinetics.
Santos, A. (2019). Organização: produzir serviços e produtos de desporto. Em Correia, A. & Biscaia, R. (Ed.) Gestão do Desporto: Compreender para Gerir (Cap. 14, 341-366). UTL/ Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 978-972-735-236-4.
Santos, A. (2022). A experiência do consumidor como orientação estratégica: alinhar o serviço, colaboradores e organização para criar uma vantagem competitiva. Em Silva, A. (Ed.), Empreendedorismo e Inovação no Desporto (Cap.10, 252-275). Quântica Editora. ISBN: 978-989-901-773-3.
Taylor, T., Doherty, A., & McGraw, P. (2015). Managing people in sport organizations: A strategic human resource management perspective. Routledge.