Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências nas áreas das ciências químicas e físicas, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo, utilize corretamente as leis da física e da química, as unidades do Sistema Internacional de Unidades, entre outras e desenvolva capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e laboratorial.
Conteúdos programáticos
Componente Química.
1. Elementos químicos. Teoria atómica (modelo de Bohr), configuração eletrónica, tabela e propriedades periódicas bioelementos. 2. Propriedades e transformações da matéria. Ligação química; substâncias puras e misturas (gases, sólidos, líquidos, soluções, colóides). Reações e equações químicas. Equilíbrio químico. Reações em solução aquosa (ácido-base, oxidação-redução, equilíbrio de solubilidade). Química orgânica, conceitos básicos; hidrocarbonetos, grupos funcionais e biomoléculas.
Componente Física.
1. Análise dimensional e sistemas de unidades. 2. Mecânica. Princípios básicos de mecânica vetorial, mecânica dos fluidos (hidrostática e hidrodinâmica), resistência de materiais (elasticidade) 3. Termodinâmica. Leis, ciclos termodinâmicos e transferência de calor. 4. Ótica. Luz e fenómenos luminosos.Espectro eletromagnético. Raios X. Reflexão
e refração. Cor, processo de visão, fontes luminosas, sistemas de cor CIE e CIELab. Aplicações
em da biofísica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sendo a Química e a Física ciências experimentais, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional e posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Química e da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e aplicados, em áreas fundamentais da sua formação académica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais: Sessões teóricas (T). Sessões aplicadas, práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT). Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais.
Avaliação
- Avaliação contínua: obrigatória a assistência a 75% das sessões presenciais, incluindo todas as sessões com elementos de avaliação. - Avaliação contínua: Provas escritas (PE) = 2; Relatórios/Fichas de trabalho (PL) = 2; - Fórmula de dispensa total: 0,7 (média PE) + 0,3 (média PL); a média de dispensa deverá ser >= 10; nenhuma avaliação pode ser < 8; há dispensas parciais com >= 10 . - Exame final: são admitidos a exame final nesta unidade curricular, os estudantes que nela estejam inscritos. - Exame final: prova escrita = 1.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ensino teórico (T) assenta em sessões de exposição temáticas, pretendendo-se que o estudante adquira conceitos teóricos fundamentais nas áreas da Química e da Física, importantes para a sua formação académica. As sessões aplicadas, centram-se na aplicação dos conceitos à resolução de casos práticos, pretendendo-se dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo técnico e analítico; as sessões práticas e de laboratório (PL) visam a aplicação de conhecimentos, em contexto laboratorial; as sessões tutoriais (OT) visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Física
ALMEIDA, G. (1988). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas. Plátano Editora
BAKER, J. (2007). Physics ideas. Quercus Pub. Pic., London.
CENGEL, Y.A.; BOLES, M. A. (2001) Termodinâmica; Rodrigues, E.; Ferreira, J.P.; Martins, J. [trad. pt]. 3ª Ed. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa.