Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento do comportamento das diferentes espécies animais domésticas. Diagnóstico, tratamento e prevenção de síndromes de stress. Capacidade de implementar sistemas respeitadores de bem-estar animal. Capacidade de realizar etogramas Capacidade de desenvolver projetos de enriquecimento ambiental.
Conteúdos programáticos
1. A relação Homem-Animal nas diferentes épocas, sociedades, religiões e correntes filosóficas. 2. Necessidades fisiológicas e etológicas básicas dos animais; etogramas. 3. Comportamento de manutenção e social. 4. Comportamento reprodutivo. 5. Comportamento maternal. 6. O stresse. 7. Problemas comportamentais e síndromes de stress. 8. Contenção de animais. 9. Transporte de animais. 10. Bem-estar animal. 11. Sistemas de produção animal em condições de bem-estar. 12. Enriquecimento ambiental. 13. Segurança Alimentar. 14. Associações de proteção de animais. Ativismo e opinião pública. 15. Legislação nacional e internacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo programático fornece ao estudante as ferramentas para compreender o comportamento normal e anormal dos animais, bem como para prevenir e resolver síndromes de stresse. Sensibiliza os estudantes para as necessidades etológicas dos animais e a sua ligação ao sistema de produção. Ensina o estudante a melhorar as condições dos animais no seu lugar de produção ou em parques zoológicos, através de enriquecimento ambiental e de métodos respeitadores de bem-estar.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino é expositivo e baseado na apresentação de filmes (Environmental enrichment, Black Beauty, Temple Grandin, The emotional world of farm animals, Farm Animals and us, Eat less meat - It's costing the earth, entre outros) e na apresentação de power points. São promovidos o debate e a discussão. Os estudantes ainda estudam casos, aprendendo a diagnosticar e resolver problemas relacionados com a temática estudada.
Avaliação
A avaliação consiste numa prova teórico-prática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias aplicadas estimulam o interesse dos estudantes, promovem o debate, debruçam-se sobre study cases e treinam o estudante para a realização de etogramas e projetos de enriquecimento ambiental.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alcock, J. (2017). Animal behavior, an evolutionary approach, (10 th edition). London: Technologies, Inc. - Animalplace. (s.d.). Disponível em www.animalplace.org - CIWF. (s.d.). Disponível em www.ciwf.org
Masson, J. (2007). The Pig who sang to the moon, GB: Vintage.
Merck & CO, INC. (2016). The Merck Veterinary Manual. (11 th edition). USA: Merck & CO, INC.
Rubenstein, D. R. & Alcock, J. (2018). Animal Behavior. Oxford: Oxford University Press.
Schweizer-tierschutz. (s.d.). Disponível em www.schweizer-tierschutz-sts-ch
Singer, P. (2015). Animal Liberation. London: The Doodley Head.