Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição, integração de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação das necessidades nutricionais dos animais.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico-prático: 1. Introdução. 2. Nutrientes e Alimentos. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3. Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2. Esquema Analítico Weende. 3.1.3. Esquema Analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e a sua previsão. 7. Alimentação Animal.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da componente teórica e da componente prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências sobre a avaliação dos alimentos e as necessidades nutricionais dos animais. Focam-se nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos, relacionando-as com a avaliação laboratorial. O estudante deve saber o que pretende do laboratório e como utilizar os resultados; em seguida abordam-se outras metodologias de avaliação, estudam-se as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Pretende-se que o estudante possa, assim, rentabilizar a utilização do laboratório, tabelas e equações de previsão, de modo a poder fazer a seleção mais adequada a cada espécie animal e a cada função zootécnica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: métodos expositivos, ilustrativos e interrogativos.
Ensino prático-laboratorial: métodos expositivos, demonstrativos e interrogativos.
Avaliação
Avaliação: Provas escritas - duas; Apresentação de Seminário - uma. Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x seminário. Condições de dispensa parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada prova escrita. Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final. Exame final: prova escrita - uma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teórico-práticas expõem-se os temas com apoio em apresentações PowerPoint, ilustrando a exposição com exemplos de aplicação prática e interrogando o estudante; o estudante realiza fichas de questões e/ou de exercícios de aplicação dos conhecimentos, tais como interpretação e tratamento de resultados analíticos, artigos científicos, consulta de tabelas de composição química e valor nutricional e de tabelas de necessidades nutricionais, aplicação de equações de previsão da digestibilidade, de energia, de necessidades e de ingestão.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA. McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp. Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands. Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA. Webgrafia: http://www.allaboutfeed.net http://www.etsia.upm.es/fedna http://www.feedipedia.org