Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de auxiliar o médico veterinário nos cuidados de enfermagem mais comuns (aplicação de medicamentos e bandagens, recolha de dados fisiológicos, contenção de animais).
Conteúdos programáticos
1. Deontologia médico-veterinária. 2. As funções do auxiliar do veterinário. 3. As relações com o detentor dos animais 4. O que é uma clínica veterinária. 5. Técnicas de controlo de infeção (lavagem, desinfeção) 6. Anamnese e elaboração de uma ficha clínica. Terminologia médico-veterinária. 6. Recolha de dados fisiológicos (peso, temperatura, frequências cardíaca e respiratória). Cálculo do peso. 7. Recolha de sinais e sintomas de doença. 8. Interpretação de receitas. 9. Manuseamento de medicamentos. 10. Contenção de animais. 11. Técnicas de enfermagem (administração de medicamentos pour on, por via oral, subcutânea, intramuscular e endovenosa, algaliação, colocação de bandagens e pensos, paracentese abdominal e torácica) 12. Recolha de material e envio ao laboratório (sangue, urina, pelo, esfregaços de pele). Biopsias. 13. Cuidados com os recém-nascidos, com os animais saudáveis e com os doentes. 14. Cuidados de enfermagem médica mais comuns em medicina veterinária.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração.
Avaliação
Avaliação contínua: realização de dois testes escritos (teórica) e uma prova prática, contribuindo a teórica com 70% da classificação final e a prática 30%. Condições de admissão a exame: todos os alunos inscritos na unidade curricular estão admitidos a exame. Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto e a classificação em cada uma das provas escritas deverá ser maior ou igual a 8 valores, sendo a classificação final da componente teórica correspondente à média aritmética das provas e deverá ser maior ou igual a 10 valores. A classificação da componente prática terá de ser maior ou igual a 10 valores. Dispensa parcial (teórica / prática) com nota maior ou igual a 10 valores. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Jack, C. M. & Watson, P. (2004): Guia de medicina veterinária canina e felina. Mc Graw Hill, México
WILLIAMS, J.M.R. & J.D. NILES (2005): Manual of Canine and Feline Abdominal Surgery, BSAVA
UKHanie, E. A. (2000): Large animal clinical procedures for veterinary technicians. Elsevir Mosby, St. Louis, Missouri.
NAVIAUX, J.L. (1988): Cavalos na saúde e na doença. ROCA, S.P. Brasil.
ORVIN, J.A. & T.J. DIVERS (1998): Manual of Equine Emergencies, 2ª edição, Saunders, USA.