Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer um SGQ e série de normas ISO 9001
2. Conhecer o Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho e norma 45001.
3. Conhecer as vantagens dos SGI ( Qualidade, Ambiente e HST)
4. Identificar os custos da (não) qualidade nas organizações. Técnicas de melhoria da qualidade (diagramas Ishikawa e de Pareto).
5. Manipular ferramentas relativas à qualidade na concepção/projecto.
6. Definir e implementar planos de controlo e inspeção na qualidade.
7. Manipular um conjunto de ferramentas de controlo estatístico dos processos (histogramas, cartas de controlo e índices de capacidade dos processos)
8. Selecionar em função das condicionantes dos locais de trabalho, as medidas de prevenção e de proteção mais apropriadas ao nível da segurança e das condições de higiene.
9. A Sustentabilidade integrada nos sistemas de gestão
Conteúdos programáticos
1. Sistemas de gestão; Normas ISO 9000/1; Abordagem por processos; O contexto organizacional; Qualidade na conceção, no projeto, no aprovisionamento e no fabrico;
2. Melhoria da qualidade; outras técnicas e ferramentas de qualidade; sustentabilidade
3. Segurança no posto de trabalho; Higiene e condições ambientais;
4. Análise e avaliação de riscos; Medidas preventivas; Noções dos sistemas de gestão de segurança e ambiente; Norma 45001
5. Sistema de Gestão Integrado, vantagens, desafios, oportunidades.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os alunos são familiarizados com as normativas ISO 9001 e com o SGQ (Obj. 1), com o Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho e com a norma ISO 45001 (Obj. 2), e com os Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e SST), destacando vantagens e sinergias (Obj. 3).
Para abordar os custos da (não) qualidade e técnicas de melhoria (Obj. 4), são utilizadas ferramentas como Ishikawa e Pareto. Também se capacitam os alunos para manipular ferramentas na conceção/projeto (Obj. 5) e definir planos de controlo/inspeção (Obj. 6).
No controlo estatístico dos processos (Obj. 7), aplicam-se ferramentas como histogramas, cartas de controlo e índices de capacidade. Quanto à segurança e higiene no trabalho (Obj. 8), os alunos aprendem a selecionar medidas preventivas e de proteção.
A sustentabilidade nos sistemas de gestão (Obj. 9) promove uma visão integrada e responsável, alinhando práticas sociais e ambientais.
Assim, os conteúdos cobrem os conhecimentos e competências necessários para atingir os objetivos definidos, desenvolvendo capacidades teóricas e práticas nas áreas de qualidade, ambiente, segurança e saúde ocupacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular estão articuladas com um modelo pedagógico centrado no aluno, promovendo a aprendizagem ativa e significativa. Estas metodologias incluem:
Aulas Expositivas e Interativas: As aulas teóricas são complementadas por atividades interativas que incentivam a participação dos alunos, permitindo-lhes compreender os conceitos fundamentais e discutir as suas aplicações práticas.
Estudos de Caso: Através da análise de estudos de caso, os alunos relacionam a teoria com a prática real, permitindo uma compreensão aprofundada dos sistemas de gestão e suas implicações nas organizações. Esta abordagem está diretamente ligada ao desenvolvimento de competências analíticas e à resolução de problemas.
Trabalhos de Grupo: Trabalhos realizados em grupo estimulam a cooperação e a troca de conhecimentos entre os estudantes, incentivando a aprendizagem colaborativa. Esta prática é importante para desenvolver habilidades de trabalho em equipa e de aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Discussão de Temas Relevantes: São promovidas discussões em sala de aula sobre temas atuais relacionados com qualidade, segurança e sustentabilidade, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
Estas metodologias estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os alunos desenvolvem tanto os conhecimentos teóricos como as competências práticas necessárias para a aplicação eficaz dos sistemas de gestão da qualidade, segurança e sustentabilidade. Assim, o modelo pedagógico adotado favorece uma aprendizagem significativa, baseada em contextos reais e na participação ativa dos estudantes.
Avaliação
Avaliação da Unidade Curricular A avaliação da unidade curricular é composta por dois regimes: Avaliação Contínua e Avaliação por Exame. Avaliação Contínua:
Teste Escrito: 50% da nota final. Trabalhos/Fichas: 40% da nota final. Participação em Aula: 10% da nota final.
Avaliação por Exame (Época Normal):
Aplica-se aos alunos com menos de 2/3 de presença nas aulas (inferior a 75% das aulas) ou cuja nota na avaliação contínua seja inferior a 9,5 valores. Nesta modalidade de avaliação, não é considerada a nota da componente prática realizada durante a avaliação contínua.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino e avaliação desta unidade curricular estão em perfeita coerência com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. As aulas expositivas e interativas asseguram que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados com os sistemas de gestão da qualidade, segurança e ambiente, alinhando-se com os Objetivos 1, 2 e 3. A análise de estudos de caso proporciona a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, ajudando os alunos a compreender os custos da (não) qualidade e a utilização de ferramentas de melhoria (Objs. 4 e 5). Trabalhos de grupo reforçam a cooperação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos práticos (Obj. 6), desenvolvendo competências colaborativas essenciais. A discussão de temas relevantes em sala de aula fomenta o pensamento crítico e promove a compreensão aprofundada dos desafios contemporâneos na gestão de qualidade, segurança e sustentabilidade (Objs. 8 e 9). Os métodos de avaliação, incluindo trabalhos práticos, estudos de caso e participação em discussões, estão igualmente alinhados com os objetivos de aprendizagem, proporcionando evidências da aquisição de conhecimentos teóricos e da capacidade de aplicá-los em contextos reais. Desta forma, as metodologias de ensino e os métodos de avaliação asseguram uma formação integral dos estudantes, promovendo a aprendizagem ativa, a prática colaborativa e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Juran, J. M. (1993). Quality planning and analysis (3rd ed.). McGraw-Hill Book Company.
Montgomery, D. C. (n.d.). Introduction to statistical quality control (5th ed.). New Jersey.
Harrison, L. (1994). Environmental, health, and safety auditing handbook (2nd ed.). McGraw-Hill.
Instituto Português da Qualidade. (2015). Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos (ISO 9001:2015). Tradução da Norma Europeia EN ISO 9001:2015.
Pascal, D. (1997). Quality, safety and environment - The synergy in the 21st century. American Society for Quality Control.
Miguel, A. S. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho (13ª ed.). Porto Editora.
Instituto Português da Qualidade. (n.d.). Mudanças climáticas motivam alteração em normas de sistema de gestão. Acedido em: https://www.ipq.pt/mudancas-climaticas-motivam-alteracao-em-normas-de-sistema-de-gestao/
Pinto, A. (2019). ISO 45001:2018 - Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Guia Prático. Lidel.