• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDL02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemas de Aprovisionamento

Código: TDL02    Sigla: STA
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 31,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Luís Miguel dos Santos Mendes Fernandes - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Determinar a envolvente da Armazenagem;
2. Determinar os objectivos de desempenho de Armazenagem;
3. Identificar e gerir operações de armazenagem (recepção, acondicionamento, preparação/configuração ,embalagem, expedição,etc);
4. Avaliar o desempenho;
5. Utilizar tecnologias e sistemas de informação de suporte à Gestão de Armazenagem.

Conteúdos programáticos

1. Armazém papel na supply chain management;
2. Diferentes tipos de armazéns e localizações;
3. A relevância do fator humano na gestão de armazém;
4. Gestão de Armazens: Cálculos de rentabilidade; Cálculos de rentabilidade de recursos Humanos (na recepção, manuseamento, separação,
paccking, expediting¿)
5. Equipamentos para operações de armazenagem
6. Sistemas de Informação e Tecnologias para operação de armazém
7. Logística reversa
8. Controle de qualidade de operações de armazenagem
9. Procedimentos e actividades de armazenagem
10.KPI¿s como suporte para a gestão de atividades de armazém

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A cada objetivo correspondem 1 ou 2 conteúdos programáticos. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, simulações e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.


Avaliação

Avaliação:
1. Trabalho de grupo sobre cadeia de abastecimento ¿ 20%
2. Trabalho de grupo sobre layout de um armazém ¿ 20%
3. Trabalho individual ¿ 50%
4. Participação ¿ 10%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ackerman,Kenneth B. (1997), "Practical Handbook of Warehousing", 4 th editon, Chapman & Hall, New York
Chase, Aquilanoand Jacobs (1998), "Production and Operations Management- Manufacturing and services", Mc
Graw-Hill.
Lambert (1997), "Strategic Logistics Management", Ed. McGraw-Hill
Dias, J. C. Quaresma ( 2005) - "Logística Global e Macrologística", Lisboa, Ed. Silabo
Carvalho Crespo(2010), "Logistica e Gestão da cadeia de abastecimento", Lisboa, Ed. Silabo