Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Determinar a envolvente da Gestão de Transporte;
Determinar objectivos de desempenho da Gestão de Transportes;
Identificar modos de transporte,
Planear operações de transporte primário e secundário, em conformidade com objectivos específicos
Gerir operação de Carga e Descarga nos meios de transporte;
Utilizar tecnologias e sistemas de informação de suporte à Gestão de Transportes;
Conteúdos programáticos
1. Evolução: Relação entre economia e sistemas de supply chain; Estudo de casos;
2. O modo de transporte: Características; Modos de transporte; Como escolher o modo de transporte
3. Gestão de transportes: Os regulamentos e leis em sistemas transporte; Custos primários e secundários; Procedimentos de Carga e descarga;
Segurança dos diferentes modos de transporte; Opções: entre própria frota e terceirização; Planeamento de rotas; KPi¿s (indicadores chave de
desempenho); Procedimentos sobre logística inversa;
4. Sistemas de gestão de transportes: Custo/Benefício em sistemas de transporte; Melhores estratégias para o futuro dos transportes;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
n.a.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- método expositivo (para a componente teórica)
- método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
- método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
- método ativo (para trabalhos individuais e de grupo)
- auto-estudo (relacionado com o trabalho autónomo do aluno)
Avaliação
- 2 testes escritos = 70% ( 35% cada teste)
- trabalho de grupo = 20%
- trabalho individual e participação = 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
n.a.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Gyle, bardy, novack (2000) ¿Transportation¿, Ohio, Ed. south-western college publishing
Dias, J. C. Quaresma ( 2005) ¿Logística global e macrologística¿, Lisboa, Ed. silabo
Webster, Scott (2008) ¿Principles and tool of supply chain management¿, Boston, Ed. macgraw hill
Carvalho, Crespo (2010), ¿Logística e gestão da cadeia de abastecimento¿, lisboa, Ed. Silabo