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Gestão de Operações

Código: TDL04    Sigla: GTO
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Manuel Costa Ramos - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender a função operações e o seu impacto na estratégia empresarial, na vida organizacional e nas
áreas funcionais;
2. Compreender o processo de concepção de novos produtos e serviços;
3. Compreender os diversos ambientes, processos e tecnologias de produção;
4. Compreender as técnicas de planeamento das operações;
5. Reconhecer a implantação, capacidade, localização, qualidade e a organização do trabalho como fatores de
competitividade;

Conteúdos programáticos

1. INTRODUÇÃO (Operações; conceito e exemplos de Produtividade)
2. ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES (Estratégia e Operações; Prioridades Competitivas)
3. PRODUTO (Concepção do produto, Selecção do produto; Novas tecnologias de Concepção, Concepção de um serviço)
4. PROCESSOS E TECNOLOGIAS (Ambientes de Produção; Evolução das tecnologias de processo; Novas tecnologias de produção; Concepção do fluxo
do processo; Processos de serviços)
5. IMPLANTAÇÃO DE INSTALAÇÕES (Configurações básicas, Métodos de apoio à implantação; Equilíbrio das linhas de montagem; Células de
Produção; Implantação e movimentação)
6. GESTÃO DA QUALIDADE (Evolução, Conceitos, Custos da Qualidade)
7. CAPACIDADE (Conceitos, Planeamento de capacidade; Teoria das Restrições; Capacidade nos serviços; Teoria das Filas de Espera)
8.PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO (Técnicas de Planeamento - Gráficos de Gantt, PERT/CPM; Planeamento agregado; Modelos de programação ¿
MRP, JIT, Kanban)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A cada conteúdo programático corresponde um objetivo de aprendizagem. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, simulações e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.


Avaliação

A avaliação contínua será realizada através de teste escrito (60%), do desenvolvimento e apresentação de um trabalho em grupo (35%) e participação (5%).

O teste tem nota mínima de 7,5 valores.
Quem não realizar o teste escrito e o trabalho de grupo terá de sujeitar-se a exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Roldão, Victor e Ribeiro, J. Silva, ¿Gestão das Operações: Uma abordagem integrada¿, 1ª Edição, Lisboa: Monitor, 2007.