Código: | TDL04 | Sigla: | GTO | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDL | 25 | Plano Ctesp Distribuição e Logistica | 1º | 5 | 45 | 125 |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Compreender a função operações e o seu impacto na estratégia empresarial, na vida organizacional e nas
áreas funcionais;
2. Compreender o processo de concepção de novos produtos e serviços;
3. Compreender os diversos ambientes, processos e tecnologias de produção;
4. Compreender as técnicas de planeamento das operações;
5. Reconhecer a implantação, capacidade, localização, qualidade e a organização do trabalho como fatores de
competitividade;
1. INTRODUÇÃO (Operações; conceito e exemplos de Produtividade)
2. ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES (Estratégia e Operações; Prioridades Competitivas)
3. PRODUTO (Concepção do produto, Selecção do produto; Novas tecnologias de Concepção, Concepção de um serviço)
4. PROCESSOS E TECNOLOGIAS (Ambientes de Produção; Evolução das tecnologias de processo; Novas tecnologias de produção; Concepção do fluxo
do processo; Processos de serviços)
5. IMPLANTAÇÃO DE INSTALAÇÕES (Configurações básicas, Métodos de apoio à implantação; Equilíbrio das linhas de montagem; Células de
Produção; Implantação e movimentação)
6. GESTÃO DA QUALIDADE (Evolução, Conceitos, Custos da Qualidade)
7. CAPACIDADE (Conceitos, Planeamento de capacidade; Teoria das Restrições; Capacidade nos serviços; Teoria das Filas de Espera)
8.PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO (Técnicas de Planeamento - Gráficos de Gantt, PERT/CPM; Planeamento agregado; Modelos de programação ¿
MRP, JIT, Kanban)
A cada conteúdo programático corresponde um objetivo de aprendizagem.
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, simulações e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
A avaliação contínua será realizada através de teste escrito (60%), do desenvolvimento e apresentação de um trabalho em grupo (35%) e participação (5%).
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.
Roldão, Victor e Ribeiro, J. Silva, ¿Gestão das Operações: Uma abordagem integrada¿, 1ª Edição, Lisboa: Monitor, 2007.