Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Preparar os estudantes para as diferentes skills da língua inglesa: speaking, writing, listening and reading, aperfeiçoando assim as suas competências de escrita e conversação. Estas competências deverão ser aplicadas quer nos meios de comunicação escrita tradicionais, tais como cartas formais e propostas de negócios, quer no correio eletrónico, blogs, websites e Media Sociais;
- Ajudar os estudantes nas diversas atividades a realizar, as quais ajudarão a desenvolver as competências linguísticas necessárias para terem sucesso em ambientes académicos e profissionais;
- Dar aos estudantes prática em estratégias de aprendizagem que lhes permitirá ter sucesso nos negócios, quer a nível de escrita, quer a nível de conversação;
- Promover a fluência na comunicação oral, especialmente na vertente de negócio.
Conteúdos programáticos
- Temáticas relacionadas com a especificidade do curso
- A Língua inglesa no mundo dos negócios
- Atividades de oralidade (apresentações e debates no âmbito temático do curso)
- Leitura e competências associadas
- Atividades de escrita de âmbito empresarial
- Atividades de aquisição e consolidação da área vocabular técnica
- Revisão e aquisição de estruturas gramaticais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de carácter genérico e técnico para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional.
Também vão executar exercícios de oralidade e escritos para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. Eles também irão preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e aprender convenções de escrita para a escrita formal e informal em Inglês, de modo a melhorar as suas competências gerais e técnicas de escrita. Eles vão ler textos autênticos para melhorar suas habilidades de compreensão de leitura.
Avaliação
A avaliação da disciplina terá em conta os seguintes critérios:
- Participação nas aulas: 20%
- Apresentações Orais: 20%
- Prova escrita: 60%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A produção de exercícios orais e escritos e a capacidade de compreender o que é dito numa língua que não é a língua mãe, será a metodologia adequada ao desenvolvimento das capacidades de aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua. As vertentes de escrita, de compreensão e de produção oral de textos, contempladas durante o curso, ajudarão os aprendentes a utilizar com proficiência uma outra língua e a ser capazes de resolver situações de cariz linguístico com as quais, eventualmente se possam confrontar. As aulas, com uma forte vertente prática dado que a língua em que são lecionadas é a língua inglesa, serão o suporte necessário para o desenvolvimento de competências linguísticas a ser aplicadas, em contextos pessoal e académico ou profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Murphy, Raymond (2004) English Grammar in Use 3rd Ed, Cambridge: Cambridge University Press.
- Advanced Language Practice, Michael Vince, Mac Millan Heinemann
- Technical English, Vocabulary and Grammar. Nick Brieger et al, Summertown Publishing, 2008
- Test Your English Vocabulary in Use. Michael McCarthy et al., Cambridge University Press Longman Active Study Dictionary, Essex, Longman Group, 2005
- Oxford Word Power Dictionary, Oxford University Press, Oxford, 2006
Web Resources:
- BBC news online available at www.bbc.co.uk
- The Guardian International online available at www.guardian.com/international
- Mind Tools: Essential Skills for an Excellent Career available at https://www.mindtools.com
- English online dictionary search tool "Lexi-logos" available at http://www.lexilogos.com/english/dictionary.htm
- Tedtalks on Business available at https://www.ted.com/talks?topics%5B%5D=business