Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de equações, funções, probabilidade e estatística. Com o presente programa, pretende-se habilitar os alunos com:
- Competências de utilização de algumas equações e funções matemáticas na resolução de problemas concretos;
- Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
- Bases essenciais para compreender matérias lecionadas em outras unidades curriculares.
Conteúdos programáticos
EQUAÇÕES E FUNÇÕES Resolução de sistemas de equações lineares utilizando matrizes. Funções lineares, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas. Limites e derivadas de funções polinomiais e racionais. Análise break-even
ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas de localização central: média aritmética, mediana e moda. Medidas de localização não central: quantis, percentis, decis e quartis. Medidas de dispersão: desvio absoluto médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. O coeficiente de variação em estudos de mercado
PROBABILIDADES Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Princípio fundamental da contagem. Álgebra dos acontecimentos. Axiomática da probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Teorema da probabilidade total. Teorema de Bayes. As probabilidades na análise de cesto de compras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
De um modo geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de uma forma lógica de ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, bem como de um enfoque mais global para um enfoque mais operacional, coerentes com os objectivos de uma unidade curricular de aplicação de conhecimentos. Os conteúdos programáticos são coerentes e estão concebidos de forma a responder aos objectivos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de competências de nível superior, tais como competências de formulação, execução e avaliação de decisões.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
Avaliação
Recorre-se à avaliação contínua (2 testes com igual ponderação, com nota mínima de 8 valores) ou exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral). Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A
aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar,
realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos
práticos. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são os exercícios e trabalhos
práticos individuais. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para
atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma
participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem
ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e
teorias com a sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3º edição. Porto Editora;
Brandimarte, P. (2012). Quantitative Methods: An Introduction for Business Management.John Wiley & Sons.
Haeussler, E., Paul, R. and Wood, R. (2010). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics, and the Life and Social Sciences. Pearson International Edition ,13th Edition;
Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian;