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Métodos Quantitativos

Código: TDL07    Sigla: MQ
Área Científica: Matemática e Estatística

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Paulo Leonel Santo Pereira - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo José Araujo Santos - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de equações, funções, probabilidade e estatística. Com o presente programa, pretende-se habilitar os alunos com: 
- Competências de utilização de algumas equações e funções matemáticas na resolução de problemas concretos;
- Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas; 
- Bases essenciais para compreender matérias lecionadas em outras unidades curriculares. 

Conteúdos programáticos

EQUAÇÕES E FUNÇÕES  Resolução de sistemas de equações lineares utilizando matrizes. Funções lineares, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas. Limites e derivadas de funções polinomiais e racionais. Análise break-even 
 
ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas de localização central: média aritmética, mediana e moda. Medidas de localização não central: quantis, percentis, decis e quartis. Medidas de dispersão: desvio absoluto médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. O coeficiente de variação em estudos de mercado 
 
PROBABILIDADES Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Princípio fundamental da contagem. Álgebra dos acontecimentos. Axiomática da probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Teorema da probabilidade total. Teorema de Bayes. As probabilidades na análise de cesto de compras

VARIÀVEIS ALETÓRIAS: função probabilidade, função distribuição, função densidade, valor esperado, variância 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


De um modo geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de uma forma lógica de ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, bem como de um enfoque mais global para um enfoque mais operacional, coerentes com os objectivos de uma unidade curricular de aplicação de conhecimentos. Os conteúdos programáticos são coerentes e estão concebidos de forma a responder aos objectivos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de competências de nível superior, tais como competências de formulação, execução e avaliação de decisões.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: 
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;


Avaliação

Recorre-se à avaliação contínua (2 testes com igual ponderação, com nota mínima de 8 valores) ou exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral). Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos práticos. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são os exercícios e trabalhos práticos individuais. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3º edição. Porto Editora;
Brandimarte, P. (2012). Quantitative Methods: An Introduction for Business Management.John Wiley & Sons.
Haeussler, E., Paul, R. and Wood, R. (2010). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics, and the Life and Social Sciences. Pearson International Edition ,13th Edition; 
Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian;
Ross, S.M. (2005) Introductory Statistics. Academic Press;
Budnick, F.S. (1993) Applied mathematics for business, economics and the social sciences. McGraw-Hill.