• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDL08
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologias de Informação e Comunicação

Código: TDL08    Sigla: TIC
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Manuel Duarte Guerra - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Utilizar de forma consistente ferramentas de processamento e análise de grandes volumes de dados
OA2. Tirar partido dos mecanismos avançados de manipulação de dados existentes em ferramentas informáticas
OA3. Solucionar problemas concretos com recurso a ferramentas de processamento automático de dados
OA4. Definir estruturas e modelos de dados básicas para suporte à modelação de problemas
OA5. Automatização de processos de negócio

Conteúdos programáticos

CP1. Introdução ao Excel
CP2. Fórmulas e funções
CP3. Representações gráficas
CP4. Ferramentas de análise de dados
CP5. Tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos
CP6. RPA: Automação de processos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos CP1 a CP5 abordam a ferramenta Microsoft Excel, e as suas funcionalidades fundamentais, de forma a se atingir os objetivos de aprendizagem de OA1 a OA4.

O conteúdo programático CP6 concorre diretamente para o objetivo de aprendizagem OA5.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia adotada implica tanto o método expositivo (em língua portuguesa) como o método ativo na apropriação do saber de forma que os estudantes "aprendam fazendo".


Avaliação

A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois regimes:

I - Avaliação contínua:
Assiduidade obrigatória mínima de 75% das horas efetivamente lecionadas.

Nota final = 50%*teste1 + 50%*teste2

II - Avaliação por exame final
Nota final = nota obtida em exame individual

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através da resolução de guiões orientados, de fichas de trabalho e da demonstração de soluções, é reforçada nos alunos a importância do Saber Fazer e do Aprender Fazendo, centrada na manipulação de ferramentas informáticas e da aprendizagem das suas funcionalidades específicas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa.
  • Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão - Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Nikola (2023). Optimizing Operations: Harnessing Robotic Process Automation for Supply Chain Success, Sunshine.
  • São Mamede, Henrique (2021). Automatização de Processos com RPA. Lisboa: FCA.