Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. definir e distinguir os conceitos de logística e gestão da cadeia de abastecimento;
2. identificar como as boas práticas logísticas e de gestão da cadeia de abastecimento contribuem para a redução de custos e para acrescentar valor;
3. definir os conceitos de integração e colaboração no contexto de gestão da cadeia de abastecimento;
4. definir o papel dos armazéns nas atuais cadeias de abastecimento;
5. explicar os processos de armazenamento e de manuseamento de materiais nos armazéns;
6. analisar as operações logísticas nos armazéns;
7. compreender as estruturas de custo e as características operacionais dos diferentes tipos de transporte
Conteúdos programáticos
1. Logística: Evolução e definição dos conceitos de logística e de cadeia de abastecimento; A importância da logística / cadeia de abastecimento
2. Gestão da cadeia de abastecimento: Planeamento integrado; Estratégias da cadeia de abastecimento; Serviço a cliente - o produto logístico; O
processo de negociação; Ciclos de desempenho logístico; Gestão do desempenho logístico
3. Conceção da cadeia de abastecimento: Fatores que afetam o planeamento estratégico; Atuais tendências: postponement, speculation
4. Gestão do armazenamento: Armazéns; Operações logísticas em armazéns; Sistemas de armazenamento e de movimentação; Políticas
operacionais; Custos operacionais; Indicadores de desempenho
5. Gestão e planeamento de transportes: Importância de um sistema de transporte eficiente;
6. Principais características dos diferentes tipos de
transporte;
7. Selecção do meio de transporte:
8. fatores de decisão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através dos Testes de Avaliação, assim como a análise a vários estudos de caso reais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Estudo de casos reais nas unidades onde laboram e compreender os processos que estão por trás das várias atividades logísticas internas e externas.
Colaboração entre os pares de forma a compreender os conteúdos lecionados
Criação de repositórios para revisão da literatura em domínios essenciais à Logística.
Avaliação
2 testes: 25% cada
2 trabalhos de grupo: 20% cada
Estudos de caso: 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através de apresentações em aula dos processos escolhidos para as atividades que lhes são colocadas
Análise a Estudos de Caso sobre as cadeias de abastecimento e incluir os conceitos apresentados em aula.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1. Crespo de Carvalho, J. M. , Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2012.
2. Ballou, R. H. , Business Logistics/Supply Chain Management, Prentice-Hall, 2004.
3. Bramel, J. , Simchi-levi, D. , The logic of logistics, Springer.
4. Christopher, M. , Logistics and Supply Chain Management: strategies for reducing costs and improving services, Pitman Publishing, 2002
Observações
Enfatizar a complexidades das atividades logísticas como forma de atingir maiores ganhos na eficiência e eficácia. Mas também como preparação para a entrada na Distribuição e Logística no final dos dois anos curriculares.