• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDL10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fundamentos de Logística

Código: TDL10    Sigla: FDL
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Rui Pedro Pinto - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Pedro Pinto - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. definir e distinguir os conceitos de logística e gestão da cadeia de abastecimento; 
2. identificar como as boas práticas logísticas e de gestão da cadeia de abastecimento contribuem para a redução de custos e para acrescentar valor; 
 3. definir os conceitos de integração e colaboração no contexto de gestão da cadeia de abastecimento; 
 4. definir o papel dos armazéns nas atuais cadeias de abastecimento; 
 5. explicar os processos de armazenamento e de manuseamento de materiais nos armazéns; 
 6. analisar as operações logísticas nos armazéns; 
 7. compreender as estruturas de custo e as características operacionais dos diferentes tipos de transporte

Conteúdos programáticos

 1. Logística: Evolução e definição dos conceitos de logística e de cadeia de abastecimento; A importância da logística / cadeia de abastecimento 

 2. Gestão da cadeia de abastecimento: Planeamento integrado; Estratégias da cadeia de abastecimento; Serviço a cliente - o produto logístico; O processo de negociação; Ciclos de desempenho logístico; Gestão do desempenho logístico 
 3. Conceção da cadeia de abastecimento: Fatores que afetam o planeamento estratégico; Atuais tendências: postponement, speculation 
 4. Gestão do armazenamento: Armazéns; Operações logísticas em armazéns; Sistemas de armazenamento e de movimentação; Políticas operacionais; Custos operacionais; Indicadores de desempenho 
 5. Gestão e planeamento de transportes: Importância de um sistema de transporte eficiente; 
6. Principais características dos diferentes tipos de transporte; 
7. Selecção do meio de transporte: 
8. fatores de decisão

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através dos Testes de Avaliação, assim como a análise a vários estudos de caso reais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Estudo de casos reais nas unidades onde laboram e compreender os processos que estão por trás das várias atividades logísticas internas e externas.


Colaboração entre os pares de forma a compreender os conteúdos lecionados

Criação de repositórios para revisão da literatura em domínios essenciais à Logística.


Avaliação

2 testes: 25% cada

2 trabalhos de grupo: 20% cada

Estudos de caso: 10%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Através de apresentações em aula dos processos escolhidos para as atividades que lhes são colocadas

Análise a Estudos de Caso sobre as cadeias de abastecimento e incluir os conceitos apresentados em aula.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 1. Crespo de Carvalho, J. M. , Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2012. 

 2. Ballou, R. H. , Business Logistics/Supply Chain Management, Prentice-Hall, 2004. 
 3. Bramel, J. , Simchi-levi, D. , The logic of logistics, Springer. 4. Christopher, M. , Logistics and Supply Chain Management: strategies for reducing costs and improving services, Pitman Publishing, 2002

Observações

Enfatizar a complexidades das atividades logísticas como forma de atingir maiores ganhos na eficiência e eficácia. Mas também como preparação para a entrada na Distribuição e Logística no final dos dois anos curriculares.