Código: | TDTC01 | Sigla: | TC | |
Área Científica: | Jornalismo e Reportagem |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1103#coursecontentcollapse4 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 21 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 4 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Introdução ao estudo da comunicação
1.1 Caracterização genérica do fenómeno comunicacional
2. A teoria hipodérmica
2.1. A sociedade de massa
2.2. O modelo de Lasswell
3. A teoria da persuasão
4. A teoria dos efeitos limitados
5. A teoria funcionalista
6. A teoria crítica
7. A teoria culturológica
8. Os cultural studies
9. As teorias comunicativas
9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação
9.2. O modelo comunicativo semiótico-informacional
9.3. O modelo semiótico-textual
10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking
Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes desenvolver as suas competências de comunicação e colaboração, construir e fundamentar a sua argumentação, interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias e aplicar os conhecimentos a casos concretos.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de avaliação: 30%
b) Exercícios em sala de aula: 30%
c) Trabalho de grupo que consiste na realização de um vídeo a partir de uma das teorias estudadas. Inclui a apresentação na aula e um vídeo: 40%
Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentadas as principais correntes, modelos e teorias de comunicação pela docente acompanhados de meios de informação complementares.
Será feito um aprofundamento dos conceitos teóricos em aula através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, através da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela docente e através de debates. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em plenário.
A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências de análise e crítica no âmbito da comunicação.
Craig, R. (1999). Communication Theory as a Field. Communication Theory, 9: 119¿161. doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Fiske, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa.
Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI.
Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom.
Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.