Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender os princípios básicos de higiene animal e sua importância na saúde e bem-estar dos equinos. Reconhecer e aplicar técnicas de higiene ao animal e ao meio ambiente que o rodeia e suas implicações na saúde do mesmo. Conhecer protocolos de vacinação e desparasitação adequados à manutenção do estado saudável.
Conteúdos programáticos
Os princípios básicos de higiene animal na saúde e bem-estar dos equinos. Identificar e descrever práticas de maneio adequadas para garantir a higiene dos estábulos, áreas de pastagem e equipamentos. Identificação dos sinais de saúde e como a higiene pode contribuir para a prevenção de doenças. Técnicas de limpeza e cuidado com as diferentes partes do cavalo. Procedimentos de higiene relacionados com a alimentação, incluindo armazenamento correto de alimentos, limpeza de bebedouros e prevenção de contaminação. A higiene do tratador na prevenção da disseminação de doenças entre os equinos e humanos e equinos. Protocolos de vacinação e desparasitação. Compreender como essas práticas contribuem para a saúde geral. Procedimentos relacionados com a reprodução e recém-nascidos. Identificação de sinais de doenças comuns em equinos relacionadas com a falta de higiene, como infeções de pele, infeções respiratórias e problemas gastrointestinais - como intervir.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino e aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração. Aulas práticas com recurso a animais, de modo a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Avaliação
Avaliação contínua: realização de dois testes escritos. Condições de admissão a exame: todos os alunos inscritos na unidade curricular estão admitidos a exame. Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto e a classificação em cada uma das provas deverá ser maior ou igual a 10 valores. A classificação final corresponde à média aritmética das provas e deverá ser maior ou igual a 10 valores. Com dispensa parcial. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BUCKHOUT, C.; Lindberg, B. (2022). Manual of Equine Nutrition and Feeding Management. John Wiley and Sons Ltd. HENDERSON, B (2013). Equine Health and Emergency Management. Delmar Cengage Learning. KELLON, E (2005). Dr. Kellon s Guide to First Aid For Horses. 2ª Ed. Breakthrough Publications. USA. REEDER D, MILLER S, WILFONG D, LEITCH M, ZIMMEL D (2009). AAEVT S Equine Manual for Veterinary Technicians. 1st Edition. Wiley-Blackwell. American Association of Equine Veterinary Technicians.