Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo.
Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é feito através de sessões expositivas, complementadas com sessões práticas, onde os estudantes serão estimulados a testar e validar ideias, coligir e interpretar informação de forma autónoma.
Avaliação
Condições para admissão a exame final: são admitidos todos os estudantes inscritos na unidade curricular.
Dispensa de exame: (1) Assistência a pelo menos 75% das sessões de contacto; (2) Realização de duas provas escritas (PE); (3) Realização de fichas praticas durante as aulas (FP). Para nota final consideram-se as classificações das duas melhores fichas em cada módulo.
Modalidades de dispensa:
Dispensa total - Classificação igual ou superior a 10 valores nos dois módulos;
Dispensa parcial - Classificação igual ou superior a 10 valores em apenas um módulo
Sendo: Nota final de cada módulo: 80% da PE + 20% da média das 2 (melhores) FP
Nota final da UC: 50% nota final de Solos + 50% nota final de Clima
Exame final: Uma prova escrita
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costa, J. Botelho. 1979. Caracterização e Constituição do Solo. 2ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal.
Weil, R.R. and Brady, N. C. 2017. The Nature and Properties of Soils. 15th ed. Global edition. Pearson Education.
Castillo, F.E. & Sentis, F. C. 2001. Agrometeorología. 2ª ed. Mundi-Prensa. España
Miranda, P.M.A. 2001. Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta. Lisboa.