Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao concluir a unidade curricular, o estudante deve demonstrar:
Conhecimentos abrangentes da anatomia interior e exterior macroscópica, e a fisiologia dos animais domésticos, em particular dos equinos.
Conhecimentos especializados da anatomia e fisiologia dos diversos sistemas.
Conhecimento e compreensão de aplicações práticas da anatomia e da fisiologia nas áreas da saúde e bem-estar, nutrição e alimentação, reprodução, tecnologia da carne e atividades desportivas e outras.
Capacidade de identificar as regiões e acidentes do exterior dos animais e utilizá-los como referência para localizar estruturas anatómicas interiores.
Capacidade de relacionar a morfologia e o hábito externo dos animais com aptidões funcionais, estado hígido e estado fisiológico, para efeitos de avaliação e maneio.
Capacidade de identificar órgãos e peças de talho, e os componentes anatómicos das mesmas peças, das principais espécies pecuárias.
Conteúdos programáticos
1. Anatomia e Fisiologia, definição e generalidades. 1.1. Inter-relação dos vários sistemas e aparelhos. 1.2. Planos anatómicos e sua aplicação às estruturas do animal. 2. Sistema esquelético 3. Sistema muscular. 4. Sistema cardiovascular e sangue. 5. Sistema urinário. 6. Regiões exteriores e respetivas bases anatómicas. 7. Sistema nervoso. 8. Sistema digestivo dos ruminantes e dos não ruminantes. 9. Sistema reprodutor do macho e da fêmea. 10. Glândula mamária. 11. Endocrinologia. 12. Aspetos particulares relativos aos equinos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os principais sistemas e aparelhos do organismo de espécies de interesse zootécnico, através da exposição das diferentes temáticas e da aplicação prática em esqueletos/ossos e em modelos anatómicos de ave, bovino, suíno e equino, na observação de órgãos e de aparelhos reprodutores em animais vivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração. Contacto direto com modelos, ossos e animais.
Avaliação
Avaliação contínua: duas provas escritas (P1 e P2) sobre a totalidade dos conteúdos programáticos. Condições para admissão a exame: inscrição na UC Condições de dispensa, parcial ou total, a exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas; nota final igual a (P1 + P2)/2.
Exame final: prova escrita, sobre a totalidade dos conteúdos programáticos, ou metade (dispensa parcial), aprovação: igual ou superior a 10 valores
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões de carácter teórico utilizar-se-á, preferencialmente, o método expositivo.
Com essas sessões pretende- se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais constituintes e funcionamento do organismo animal através da exposição dos temas abordados.
As atividades práticas, realizadas dentro e fora da sala de aula (modelos anatómicos; órgãos; esqueletos; exploração pecuária) assentarão, preferencialmente, no método demonstrativo, com o objetivo de os alunos adquiram competências para o conhecimento do animal. As provas escritas visam avaliar os conhecimentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Frandson, R.D.,Lee Wilke,W, Anna Dee Fails (2009) Anatomy and Physiology of Farm Animals. Blackwell Publishing.