• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TEAH1108
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Equitação I

Código: TEAH1108    Sigla: EQ1
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TEAH 11 Registo n.º R/Cr 20/2015 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

1A_MOURISCAS

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Filipe Canelas Pinto - ESA Mouriscas   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Filipe Canelas Pinto - ESA Mouriscas Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos: Riscos associados à equitação; normas de segurança na prática equestre e no maneio equino; conhecimento teórico-prático de equitação ao nível elementar.
Aptidões e competências: Limpeza das instalações equestres (boxes, picadeiros e zonas envolventes) e sua conservação.
Limpeza e higiene do cavalo.
Limpeza e conservação do material equestre.
Maneio alimentar.
Trabalho dos cavalos à guia e utilização dos diferentes aparelhos/ rédeas auxiliares.
Desenvolvimento dos princípios de colocação em sela: flexibilidade, equilíbrio, solidez e à vontade.
Utilização do quadro de ajudas na condução e controle do movimento do cavalo.
Utilização das figuras de picadeiro para desenvolver o quadro de ajudas ao nível elementar.
Condução e controle do cavalo no exterior.
Execução de uma prova de nível elementar e de uma prova de obstáculos estilo Hunter.

Conteúdos programáticos

1. Aulas teóricas:
i. Estudo dos andamentos naturais do cavalo.
ii. Estudo da colocação em sela.
iii. Estudo do quadro de ajudas.
iv. Estudo do ensino nível elementar do cavalo.
v. Estudo da técnica do salto de obstáculos.
vi. Estudo da escala de treino.

2. Aulas Práticas:
i. Maneio e limpeza de equinos.
ii. Normas de segurança.
iii. Trabalho à guia e em liberdade.
iv. Trabalho das figuras de picadeiro.
v. Execução prática de obstáculos no estilo Hunter.
vi. Trabalho no exterior, em terreno variado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos teórico e práticos sobre o maneio do equino e a equitação adquiridos pelos nossos alunos, permite-lhes ganharem autonomia e capacidade de realizar tarefas sobre as diferentes metodologias de treino do cavalo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas de exposição de conceitos, conteúdos e regras. Aulas práticas de execução das aprendizagens adquiridas nas aulas teóricas. Os alunos serão estimulados e incentivados: - Por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares); - Slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC; - Leitura e analise crítica de artigos científicos e trabalhos na área da equitação e do cavalo Ensino-aprendizagem: - Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo); - Integração de tecnologia online; - Participação de peritos com visitas de estudo


Avaliação

Avaliação contínua:
Aulas teóricas: realização de um teste escrito (TE 25%) e um trabalho individual (T 15%) obrigatórios sobre os conteúdos programáticos abordados.
Aulas práticas: avaliação contínua (AC 30%) (assiduidade e desempenho prático nas aulas).
Prova prática de ensino nível elementar (PE 15%).
Prova de obstáculos estilo Hunter (PO 15%).

Classificação final = 0,25 TE + 0,15 T + 0,30 AC + 0,15 PE + 0,15 PO >= 10 valores

Exame Final:
Classificação final = 0,30 TE + 0,35 PE + 0,35 PO

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pelo uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como desempenho em equitação, maneio dos equinos, realização de tarefas várias e visitas e com a realização de um trabalho de grupo sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Mathias, J (1996). Arte de saltar. Edições Inapa
Pombeiro, J; Almeida, E; Sequeira, J. (2004). Manual Oficial de Formação Equestre. FEP/IDP/ENE
Silva, AT (2009). Hipologia - Guia para o estudo do cavalo. Lidel
Veloso, M (2009). Manual do monitor de equitação geral. Edição Escola Nacional de Equitação ENE