Comunicação e Relação Interpessoal
Ocorrência: 2024/25 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
TESPAD |
20 |
Apoio Domiciliário |
1º |
6 |
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Horas Efetivamente Lecionadas
5ºTESPAD
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver conhecimentos que permitam estabelecer uma relação adequada com as pessoas em diferentes situações;
Adquirir conhecimentos conducentes ao estabelecimento de relação interpessoal eficaz; Reconhecer a utilidade da comunicação na relação interpessoal.
Conteúdos programáticos
Elementos básicos da comunicação
A relevância da observação e da entrevista para a comunicação
A relação interpessoal
A importância da comunicação no estabelecimento de relação interpessoal
A relação interpessoal e o trabalho de equipa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam promotoras do trabalho de equipa
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de trabalho de grupo com apresentação oral.
A componente autónoma da unidade curricular será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pela docente.
Avaliação
Avaliação com recurso a elaboração de dois trabalhos de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito) cuja média aritmética contribui com 80% para a avaliação final da UC e os restantes 20% correspondem à participação individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso ao método expositivo e interativo que irá permitir ao estudante um acesso direto a conhecimentos fundamentais mas também a sua intervenção e interação continuada com o professor. Com o desenvolvimento de pesquisa orientada e de um trabalho de grupo pretende-se não só promover o aprofundamento de conhecimentos como também o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas Princípios da comunicação interpessoal. Editorial Presença.
Fachada, M.O. (2003). Psicologia das relações interpessoais.. Edições Rumo
Guglielmi, A. (2009). A linguagem secreta do corpo. A comunicação não verbal. Editora Vozes.
Monteiro, A.. Marques, C., Lourenço, J., & Lourenço, J. (2008). Fundamentos de comunicação. Edições Sílabo Lda.
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. (2002). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões patologias e paradoxos de interacção. Cultrix.
Observações