Políticas Sociais Públicas
Ocorrência: 2024/25 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
TESPAD |
20 |
Apoio Domiciliário |
1º |
4 |
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Horas Efetivamente Lecionadas
5ºTESPAD
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender o desenvolvimento social da pessoa ao longo da vida
Conteúdos programáticos
1- Indivíduo ser social e cultural
2- Família, comunidade e sociedade
3- Dimensões da realidade social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando o objetivo, de natureza cognitiva e em consonância com a fundamentação na relação entre os conhecimentos e as competências propostas para o nível 6 de qualificação, pretende-se a construção com o estudante no centro da aprendizagem.
A metodologia será expositiva e interativa, com recurso a leituras
orientadas, trabalhos de grupo e debate em sala de aula centrado no processo de
aprendizagem do estudante.
Considerando os conteúdos em (1), far-se-á a articulação entre os indicadores demográficos entre outros, o índice de envelhecimento e índice de dependência, perspetivando-se a abordagem e as estratégias a desenvolver. Far-se-á uma abordagem a partir de conceitos essenciais da Sociologia e da Antropologia, nas dimensões do homem social e o homem cultural e de como se identificam as políticas sociais públicas.
Considerando os aspetos no apoio às famílias e pessoas que se encontram no domicílio, importa aprofundar os conceitos Família, Comunidade, Sociedade.
Essencial à centralidade do indivíduo e família na sociedade, abordaremos os diferentes instrumentos de operacionalização das políticas públicas.
A construção da realidade social ocorre no quotidiano das pessoas, das famílias e das comunidades, pelo que importa mobilizar aspetos essenciais, como as politicas de proteção social e politicas de
intervenção no envelhecimento populacional, como o Envelhecimento Ativo - Agieng in Place; conceitos de saúde, bem-estar mental e Qualidade de Vida, e as políticas de saúde mental, no âmbito dos conhecimentos que sustentam o referencial de competências proposto para o Técnico Superior de Apoio Domiciliário.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva e interativa. Enquadrando a participação dos estudantes na abordagem dos conteúdos que promovam a capacidade de análise e reflexão, recorrer-se-á:
- Orientação para a pesquisa individual e em grupo, que se constituirá primeiramente na elaboração individual de fichas de leitura sobre um tópico relacionando o interesse do estudante e os objetivos da UC, e elaboração de um trabalho escrito de grupo com vista ao desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa.
Existirão momentos de orientação permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
O trabalho autónomo na UC consistirá no tempo utilizado pelos estudantes para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
Avaliação
Avaliação:
- Elaboração individual de ficha de leitura (40%)
- Trabalho escrito de grupo e apresentação em plenário de turma (60%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Acreditamos que as metodologias de ensino, centradas nos estudantes, promovem a qualificação no âmbito das competências inerentes aos objetivos de aprendizagem, dado que aos estudantes são proporcionados os conhecimentos sob a forma de fontes e formas de utilização dos mesmos, através do processo de orientação individual e de grupo, nas áreas essenciais da UC, sempre numa perspetiva do cidadão no centro dos cuidados e respetiva proteção dos dados sensíveis dos cidadãos, famílias e comunidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aron, R. (2000). As etapas do pensamento sociológico. Publicações D Quixote
Berger, P. & Luckmann, T. (2009). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Vozes
Costa, C. (2007) Sociologia: introdução à ciência da sociedade. (3ªed). Moderna
Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. (6ª ed). Fundação Calouste Gulbenkian
Guerreiro, M. (2003). Pessoas sós: múltiplas realidades, Sociologia, Problemas e Práticas, 43, 31-49.
Martins, R (2004). Estereótipos Sobre Idosos: Uma representação social gerontofóbica. Millenium: Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu
Laplantine, F. (2009). Aprender Antropologia. Brasiliense
Little, W., McGivern, R. & Kerins, N. (2016). Introduction to sociology-2nd Canadian ed. BC Campus
Viana, N. (2017). Introdução à sociologia. Autêntica
World Health Organization. (2022). Optimizing brain health across the life course: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/361251/9789240054561-eng.pdf?sequence=1