Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades fisiológicas ao longo da vida. Reconhecer mudanças no padrão individual de satisfação das necessidades fisiológicas ao longo da vida.
Conteúdos programáticos
Necessidades fisiológicas: conceito. Necessidades fisiológicas: respiração, alimentação, eliminação, mobilização, sono e repouso, higiene e vestuário, termorregulação Hábitos e preferências individuais. Alterações ao padrão individual.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos desenvolvidos suportam a aquisição de conhecimentos abrangentes inerentes à satisfação das necessidades fisiológicas da pessoa ao longo da vida, facilitadores da capacidade de identificação de mudanças no padrão individual de cada pessoa em contexto domiciliário.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As sessões letivas serão expositivas para sistematização de conhecimentos abrangentes sobre necessidades fisiológicas e complementadas por estratégias de discussão de situações estímulo para perspetivar respostas adequadas bem como a identificação de alterações nas necessidades fisiológicas da pessoa em contexto domiciliário ao longo do ciclo vital. Prevê-se o desenvolvimento de metodologias ativas, permitindo uma relação interativa entre o professor e os estudantes, favorecendo a discussão e o trabalho em equipa no desenvolvimento de competências. A componente autónoma da Unidade Curricular poderá ser realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos docentes.
Avaliação
Será proposta como modalidade de avaliação: realização de dois trabalhos de grupo (a apresentação dos mesmos tem a ponderação de 50%, correspondendo 25% a cada trabalho) e um momento de avaliação individual (frequência) (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As estratégias utilizadas são promotoras da aquisição de conhecimentos abrangentes inerentes à satisfação das necessidades fisiológicas da pessoa ao longo da vida, perspectivando a capacidade de identificação de mudanças no padrão individual de cada pessoa em contexto domiciliário.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Brazelton, B.; Greenspan, S. (2002). A Criança e o seu Mundo. Editorial Presença. Brazelton, T., B. (2005). A maternidade e a Vida profissional. Editorial Presença. Cordeiro, M. (2011). O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida. A Esfera dos Livros. Cordeiro, M.(2012). O Livro da Criança: Dos 1 aos 5 Anos. A Esfera dos Livros.
Matos, M. G. et al. (2012). KID SCREEN -Qualidade de vida e saúde em crianças e adolescentes. Relatório do estudo KIDSCREEN 2010 e 2006. Faculdade de Motricidade Humana. Pereira, Sofia & Duque, Eduardo. (2017). Cuidar de Idosos Dependentes ¿ A Sobrecarga dos Cuidadores Familiares. Kairós. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde. ISSN 2176-901X. 20. 187. 10.23925/2176-901X.2017v20i1p187-202.
Sequeira, C. (2018). Cuidar de idosos dependentes com dependência física e mental. Lidel.
Simões, A. (2019). A promoção e preservação da dignidade no contexto de cuidados em lares de idosos. Lusodidacta.