Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as estruturas fundamentais que constituem o organismo humano,
Compreender o funcionamento do organismo humano,
Interrelacionar as diferentes estruturas anatómicas com a fisiologia do organismo humano,
Estimular a aquisição de linguagem científica,
Aplicar os conhecimentos adquiridos na identificação de alguns sinais de alteração no estado global da pessoa, ao longo da vida, na sua dimensão fisiológica.
Conteúdos programáticos
Noções fundamentais de anatomia do organismo humano.
Fundamentos de Fisiologia dos sistemas orgânicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos planeados permitem que os estudantes tenham conhecimentos fundamentais sobre anatomia e fisiologia que lhes permitam:
o desenvolvimento da capacidade de identificar e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica;
a interligação com o conhecimento das necessidades fisiológicas;
o desenvolvimento da capacidade de identificar alguns sinais de alteração no estado global da pessoa, ao longo da vida, devido à sua dimensão fisiológica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas e interativas, com ênfase na aprendizagem, mobilizando conhecimentos.
Suporte para modelos anatómicos, visualização com discussão de videogramas. Treinamento em procedimentos de parâmetros, associado à resposta fisiológica do corpo humano. Supõe-se uma perspectiva de abordagem a partir da aquisição de conceitos básicos com mobilização da interdisciplinaridade no que diz respeito à interpretação e compreensão de conteúdos no domínio da anatomia e fisiologia.
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada pelo estudante através de: Leitura, análise e sistematização das ideias fundamentais a partir de bibliografia recomendada e específica para cada tema abordado.
Avaliação
A avaliação ocorre mediante a realização de duas provas escritas (individuais), que contribuem com uma ponderação de 50% cada, para a classificação final da Unidade Curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através das estratégias delineadas, pretende-se que o estudante: - Desenvolva a capacidade de aquisição, análise e compreensão de conteúdos de natureza interdisciplinar; - Desenvolva a capacidade de pesquisa; - Desenvolva a capacidade de trabalhar colaborativamente; - Desenvolva a capacidade de mobilização e transferência do conhecimento adquirido no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas em diferentes níveis.
Embora a tipologia das aulas seja de natureza teórica, pretende-se que sejam interativas e ativas. O uso de modelos anatómicos e viedogramas possibilita adquirir conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do organismo humano de modo mais real possível
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Moll, K. J., & Moll, M. (2006). Atlas de anatomia. (4ª ed.). Lusociência Seely R., Stephens T., & Tate P. (2011). Anatomia e fisiologia. (8ª ed.). Lusociência.