Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Conhecer os jogos de FPS (First Person Shooter)
2.Conhecer os jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
3.Saber jogar os principais jogos de FPS
4.Saber jogar os principais jogos MOBA
5.Diferenciar os jogos FPS e MOBA em modo individual, cooperativo ou em equipa.
6.Saber organizar torneios FPS
7.Saber organizar torneios MOBA
Conteúdos programáticos
I. Jogos FPS
1. Conhecer e jogar os principais jogos FPS (Ex: Counter-Strike: Global Offensive, PUBG, Rainbow Six Siege, Valorant, Fortnite)
1.1. Tipo de ação
1.2. Tipo de armas
1.3. Mapas e cenários
1.4. Personalização das personagens
1.5. História envolvente
1.6. Modos de jogo: online, offline, individual, multijogador, Battle Royal
1.7. Estratégia
1.8. Tipologia das competições e sua organização
II. Jogos MOBA
1. Conhecer e jogar os principais jogos MOBA (ex: League of Legends, Dota 2, Heroes of the Storm, Smite, Arena of Valor)
1.1. Personalização das personagens
1.2. Progressão de nível
1.3. Mapas e cenários
1.4. Compra de itens e equipamentos
1.5. História envolvente
1.6. Modos de jogo: comunidade, individual, multijogador
1.7. Estratégia
1.8. Tipologia das competições e sua organização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Domínio do conhecimento dos princípios, pressupostos e conceitos associados aos jogos FPS e MOB. Conhecer e jogar os principais jogos FPS. Conhecer e jogar os principais jogos MOBA.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.
Avaliação contínua: aluno tem de fazer um Planeamento (P), fichas de avaliação (FI) e um trabalho de pesquisa (TP). Classificação final: (Px0.5) + (FIx0.25) + (TPx0.25). Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Teórica [AT] + Avaliação Oral [AO]. A classificação final: ATx0.5) + (AOx0.5).
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Avaliação
Avaliação contínua: aluno tem de fazer um Planeamento (P), fichas de avaliação (FI) e um trabalho de pesquisa (TP). Classificação final: (Px0.5) + (FIx0.25) + (TPx0.25). Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Teórica [AT] + Avaliação Oral [AO]. A classificação final: ATx0.5) + (AOx0.5).
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia será centrada no processo ensino-aprendizagem e recairá em aulas teórico-práticas, práticas e ensino à distância. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Abbott, J. (2015). Blitz Brigade Online FPS Fun Game Guide. CreatSpace.
Gish, A. (2023). MOBA Games. North Star Editions.
Lee, M. (2022). The Ultimate FPS Gaming Guide 2022: Kindle.
Mcnulty, R. (2019). League of Legends Beginners Guide.