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Esports II

Código: TESPJE006    Sigla: ESP II
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 15 Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita 8 100 200

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,33
Ensino Prático e Laboratorial: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,33
Daniel Filipe Piedade Santana   3,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,33
Daniel Filipe Piedade Santana   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniel Filipe Piedade Santana Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os jogos de RTS (Real-time Strategy)
2. Conhecer os jogos de RPG (Role-Playing Game)
3. Saber jogar os principais jogos de RTS
4. Saber jogar os principais jogos de RPG
5. Diferenciar os jogos RTS e RPG em modo individual, cooperativo ou em equipa.
6. Saber organizar torneios RTS
7. Saber organizar torneios RPG

Conteúdos programáticos

I. Jogos RTS
1. Conhecer e jogar os principais jogos RTS (ex: Star Craft II, Age of Empires II)
1.1. Contexto dos jogos RTS em eSports (competições, história, equipas)
1.2. Conceitos básicos de jogos RTS (ex: modos de jogo)
1.3. Unidades de combate e suporte
1.4. Gerir recursos
1.5. Construção de bases
1.6. Estratégias básicas
1.7. Conceitos e estratégias avançadas (micro, macro, ciclos de jogo, etc)
1.8. Organização de competições
II. Jogos RPG
1. Conhecer e jogar os principais jogos RPG (ex: World of Warcraft, Guild Wars 2)
1.1 Contexto dos jogos RPG em eSports (competições, história)
1.2. Conceitos básicos de jogos RPG (personagens, modos de jogo, etc)
1.3. Desenvolvimento e customização das personagens
1.4. Papéis dos personagens e habilidades
1.5. Sistema de combate e estratégias
1.6. Organização de competições

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

- Domínio do conhecimento dos princípios, pressupostos e conceitos associados aos jogos RTS e RPG.
- Conhecer e jogar  os principais jogos RTS.
- Conhecer e jogar os principais jogos RPG.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.

Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.


Avaliação

Avaliação contínua
  • Assiduidade & Atitude - 20% - Vale 4 valores na nota final e podem no máximo dar 10 faltas injustificadas.
  • Trabalhos de casa semanais - 80% - Vale 16 valores na nota final e contam os 80% melhores trabalhos de casa

OU

Avaliação por exame
  • Exame de escolha múltipla - 100% - Vale os 20 valores da nota final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia será centrada no processo ensino-aprendizagem e recairá em aulas teórico-práticas, práticas e ensino à distância. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Deterding, S. & Zagak, J. (2018). Role-Playing Game Studies: Transmedia Foundations. Routledge.
Laycock, J. (2015). Dangerous Games: What the Moral Panic over Role-Playing Games Says about Play, Religion, and Imagined Worlds. University of California Press.
Rabin, S. (2019). Game AI Pro 360: Guide to Tactics and Strategy. CRC Press.