Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Compreender a estrutura e funcionamento de clubes de esports
2.Identificar as etapas para a organização de eventos de esports
3.Desenvolver competências para planear e gerir clubes e eventos de esports
Conteúdos programáticos
I. Introdução aos Clubes e Eventos de Esports
1. Clubes e eventos de esports
1.1.Definição e importância da organização para o sucesso nos esports
1.2.Análise do mercado dos esports
II. Estrutura e Funcionamento dos Clubes de Esports
1. Clubes de esports
1.1.Modelos de organização de clubes de esports
1.2.Funções e responsabilidades de gestão
III. Planeamento e Organização de Eventos de Esports
1. Eventos de esports
1.1. Identificação do público-alvo e do objetivo do evento
1.2. Planeamento das atividades, atrações e horários
2. Marketing e Promoção de Eventos de Esports
2.1. Estratégias de marketing para eventos de esports
3. Organização e Gestão de Eventos de Esports
3.1. Logística do evento: equipamentos, infraestrutura, segurança e outros aspetos
3.2. Gestão das equipas de trabalho e voluntários
IV. Avaliação e Feedback de Clubes e Eventos de Esports
1. Avaliação final
1.1. Avaliação do desempenho do clube ou evento
1.2. Adaptações e melhorias para futuras edições
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Domínio dos conhecimentos dos princípios, dos pressupostos e dos conceitos associados aos clubes e eventos de esports. Conhecer a estrutura e funcionamento dos clubes de esports. Conhecer e saber planear e organizar eventos de esports. Conhecer os processos de avaliação de clubes e eventos de esports.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo de ensino-aprendizagem, garantindo que os conhecimentos dos alunos são melhorados através do confronto das dificuldades encontradas na resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e as discussões organizadas nas aulas.
Avaliação
Avaliação contínua: o aluno deverá realizar um trabalho individual (TI), fichas de avaliação (FI) e um trabalho de investigação (TP). Classificação final: (TIx0,33) + (TIx0,33) + (TPx0,33). Nenhuma das partes poderá receber menos de 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Teórica [AT] + Avaliação Oral [AO]. A classificação final: ATx0,5) + (AOx0,5)
Os estudantes em situações especiais estão abrangidos pelo definido no artigo 19.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia será centrada no processo ensino-aprendizagem e recairá em aulas teórico-práticas, práticas e ensino à distância. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
David, B., & Holt, R. (2019). Strategic management in esports: A case study of an esports organization. Journal of Business Research, 101, 725-734.
Gibson, K., & Birbeck, J. (2020). Professionalizing esports: The challenges and opportunities of organizing esports competitions. Journal of Sport Management, 34(2), 103-117.