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Psicologia dos Esports

Código: TESPJE012    Sigla: PE
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 3 Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TESP_2_JECDD

Teórico-Práticas: 18,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender a importância da Psicologia na prática dos esports
2. Identificar e analisar as principais solicitações psicológicas dos jogadores de esports
3. Conhecer os principais fatores psicológicos impactantes no desempenho e bem-estar dos jogadores de esports
4. Compreender a incidência e principais orientações do treino de competências psicológicas para jogadores de esports
5. Conhecer boas práticas e exemplificar estratégias de sucesso para jogadores de esports

Conteúdos programáticos


1. Introdução à Psicologia dos esports
1.1. A Psicologia na prática dos esports: conceitos básicos, história e contexto atual
1.2. As principais solicitações psicológicas dos jogadores de esports

2. Desempenho e bem-estar dos jogadores de esports
2.1. Ansiedade e gestão do stress
2.2. Autoconfiança e autoestima
2.3. Motivação e resiliência
2.4. Controlo e gestão emocional

3. Abordagem ao treino de competências psicológicas para jogadores de esports
3.1. Estratégias de treino mental
3.2. Técnicas de meditação, visualização e imagética
3.3. Relaxamento e respiração
3.4. Técnicas de foco e concentração

4. Boas práticas e estratégias para jogadores de esports
4.1. Gestão do tempo e organização
4.2. Comunicação efetiva e trabalho em equipa
4.3. Preparação mental e desenvolvimento da mentalidade de crescimento
4.4. Prevenção de lesões: a garantia de rotinas saudáveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O tópico programático 1 destina-se a promover a compreensão da importância da psicologia na prática dos esports bem como identificar as principais solicitações psicológicas colocadas aos seus praticantes, em caraterísticas, competências e processos; o tópico programático 2 visa concretizar os principais processos psicológicos associados ao desempenho nos diversos tipos de jogos e igualmente potenciadores do bem-estar e saúde mental dos praticantes; o tópico programático 3 destina-se a conduzir os estudantes à compreensão da incidência do treino de competências psicológicas nos jogadores de esports; e, finalmente, o tópico programático 4 destina-se a conhecer e identificar boas práticas psicológicas e psicossociais e estratégias de sucesso para jogadores de esports.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Em todas as aulas (de tipologia teórico-prática) será articulada a exposição oral (com suporte visual) com a permanente estimulação à dinâmica da participação, individual ou em pequenos grupos, e reflexão conjunta com vista à assimilação, transferência e aplicação dos conhecimentos na resolução das tarefas propostas.


Avaliação

Avaliação Contínua
Regime Ordinário (cf. Art.º 7º do RACC): A) Participação nas atividades ou tarefas propostas (25%), B) Fichas de Avaliação (25%), C) Trabalho de Projeto (50%); 
Regime Especial (cf. Art.º 19º do RACC): A) Fichas de Avaliação (50%), B) Trabalho de Projeto (40%), B. Apresentação e discussão oral do Trabalho de Projeto (10%); 

Avaliação Final (Exame) (cf. Art.º 8º do RACC): A) Trabalho de Projeto (50%), B) Avaliação Oral (50%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo a exemplificação de dificuldades nas tarefas propostas e a discussão em sala de situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender o impacto dos principais fatores psicológicos sobre o desempenho e impactantes no bem-estar do jogador de esports.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

García-Lanzo, S., Bonilla, I., & Chamarro, A. (2020). The psychological aspects of electronic sports: 
Tips for sports psychologists. International Journal of Sport Psychology, 51:6, 613-625, DOI: 10.7352/IJSP.2020.51.
Himmelstein, D., Liu, Y., & Shapiro, J. L. (2017). An Exploration of Mental Skills Among Competitive League of Legend Players. International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations, 9, 1-21.
Leis, O., & Lautenbach, F. (2020). Psychological and physiological stress in non-competitive and competitive esports settings: A systematic review. Psychology of Sport & Exercise, 51:101738, DOI: 10.1016/j.psychsport.2020.101738
Pedraza-Ramirez, I., Musculus, L., Raab, M. & Laborde, S. (2020). Setting the scientific stage for esports psychology: a systematic review. International Review of Sport and Exercise Psychology, 13:1, 319-352, DOI: 10.1080/1750984X.2020.1723122