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Estatística Aplicada ao Desempenho nos Esports

Código: TESPJE013    Sigla: EADE
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 3 Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

TESP_2_JECDD

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sónia Maria Aniceto Morgado   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Maria Aniceto Morgado Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  1. Identificar os conceitos básicos de estatística
  2. Conhecer o impacto da estatística no âmbito do esports
  3. Reconhecer a importância da estatística no desempenho no eSport
  4. Saber interpretar os resultados obtidos no desempenho
  5. Efectivar estratégias para melhorar os valores estatísticos
  6. Analisar os dados estatísticos
  7. Conhecer os métodos mais apropriados à problemática do eSports
  8. Aplicar os conceitos em situações contextuais do eSports.

Conteúdos programáticos

I. Fundamentos estatísticos

  1. A matemática versus a estatística
  2. Impacto da matemática no eSports
  3. Utilidade da estatística no eSports
II. A estatística na avaliação de desempenho
  1. A dinâmica das frequências de eventos
  2. Caracterização dos dados univariados

III. Probabilidades
  1. Noções básicas
  2. Probabilidades mutuamente exclusivas
  3. Probabilidade condicionada

IV. Correlação de variáveis
  1. Correlação de variáveis aleatórias de desempenho
  2. Regressão dos indicadores de desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos são coerentes e articulados entre si e procuram responder transversalmente aos objectivos

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas:

  • Expositivas, com ilustração de casos e situações práticas, visando a transmissão de conhecimentos relativos à estatística aplicada aos e-sports
  • De trabalho prático com a aplicação de conhecimentos, implicando o desempenho supervisionado de tarefas condicentes à elaboração duma análise estatística


Avaliação

Avaliação contínua

- Preparação de trabalhos individuais e/ou de grupo. os quais será apresentados na forma escrita e oral para discussão com o grupo-turma. A classificação dos trabalhos contempla a qualidade da participação individual e a qualidade da análise e dos documentos escritos.

Avaliação por exame
Preparação de um trabalho individual na forma escrita e oral para discussão (50%)
- Exame para avaliação do conhecimento dos alunos (50%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A partir da apresentação e discussão dos conteúdos do programa procura-se que os estudantes consigam formular análises estatísticas relevantes para o desempenho em e-sports, planeando, concebendo e apresentando trabalhos, que evidenciam a aquisição dos conhecimentos necessários à realização destas tarefas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

MurteiraB. et al., Introdução à Estatística, Livraria Escolar Editora, 2002.

Novak, A. R., Bennett, K. J., Pluss, M. A., & Fransen, J. (2020). Performance analysis in esports: modelling performance at the 2018 League of Legends World Championship. International Journal of Sports Science & Coaching, 15(5-6), 809-817
Parshakov, P., & Zavertiaeva, M. (2018). Determinants of performance in eSports: A country-level analysis. International Journal of Sport Finance, 13(1), 34-51