Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identificar os conceitos básicos de estatística
Conhecer o impacto da estatística no âmbito do esports
Reconhecer a importância da estatística no desempenho no eSport
Saber interpretar os resultados obtidos no desempenho
Efectivar estratégias para melhorar os valores estatísticos
Analisar os dados estatísticos
Conhecer os métodos mais apropriados à problemática do eSports
Aplicar os conceitos em situações contextuais do eSports.
Conteúdos programáticos
I. Fundamentos estatísticos
A matemática versus a estatística
Impacto da matemática no eSports
Utilidade da estatística no eSports
II. A estatística na avaliação de desempenho
A dinâmica das frequências de eventos
Caracterização dos dados univariados
III. Probabilidades
Noções básicas
Probabilidades mutuamente exclusivas
Probabilidade condicionada
IV. Correlação de variáveis
Correlação de variáveis aleatórias de desempenho
Regressão dos indicadores de desempenho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos são coerentes e articulados entre si e procuram responder transversalmente aos objectivos
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas:
Expositivas, com ilustração de casos e situações práticas, visando a transmissão de conhecimentos relativos à estatística aplicada aos e-sports
De trabalho prático com a aplicação de conhecimentos, implicando o desempenho supervisionado de tarefas condicentes à elaboração duma análise estatística
Avaliação
Avaliação contínua
- Preparação de trabalhos individuais e/ou de grupo. os quais será apresentados na forma escrita e oral para discussão com o grupo-turma. A classificação dos trabalhos contempla a qualidade da participação individual e a qualidade da análise e dos documentos escritos.
Avaliação por exame
- Preparação de um trabalho individual na forma escrita e oral para discussão (50%)
- Exame para avaliação do conhecimento dos alunos (50%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A partir da apresentação e discussão dos conteúdos do programa procura-se que os estudantes consigam formular análises estatísticas relevantes para o desempenho em e-sports, planeando, concebendo e apresentando trabalhos, que evidenciam a aquisição dos conhecimentos necessários à realização destas tarefas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Murteira, B. et al., Introdução à Estatística, Livraria Escolar Editora, 2002.
Novak, A. R., Bennett, K. J., Pluss, M. A., & Fransen, J. (2020). Performance analysis in esports: modelling performance at the 2018 League of Legends World Championship.International Journal of Sports Science & Coaching,15(5-6), 809-817
Parshakov, P., & Zavertiaeva, M. (2018). Determinants of performance in eSports: A country-level analysis.International Journal of Sport Finance,13(1), 34-51