Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos visando a habilitação para o exercício da atividade profissional para que consiga: Enriquecer a componente profissional, proporcionando-lhe experiência da prática profissional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade, o reconhecimento e a resposta adequada às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem; Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores; Confrontar-se com os problemas suscitados pelo exercício profissional, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade; Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Conteúdos programáticos
Observação, Análise, Planeamento, Execução e Avaliação do Processo de Treino e Aprendizagem específico por jogo eletrónico e ajustado ao contexto profissional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Especificamente deve: Conseguir aplicar, de uma forma geral, os conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares relacionados com os jogos eletrónicos e respetivo contexto; Conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Esports I, II e III; Ser capaz de usar com competência as técnicas de intervenção adequadas para cada situação no âmbito do treino desportivo na sua área específica; Assegurar a coerência, a exequibilidade e a adequação dos programas de treino/ensino, tendo em vista a longevidade do atleta e o respeito absoluto pela integridade da sua saúde física e mental; Dominar os mecanismos, procedimentos, técnicas e parâmetros de planificação, avaliação e controlo do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de planificar a sua estrutura, recolher os dados e interpretar os resultados, de forma a proceder às modificações necessárias à otimização do processo de treino e/ou de ensino/formativo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O estudante será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o estudante desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores. A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos estudantes estagiários em contexto profissional.
Avaliação
A avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos estudantes estagiários em contexto profissional.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O estudante será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o estudante desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Toda a mencionada nas Unidades Curriculares ao longo da sua formação.